Falha do BlackBerry pode causar perda de clientes corporativos »

«

»

out 18

Falha do BlackBerry pode causar perda de clientes corporativos

RIM oferece aplicativos gratuitos para apaziguar clientes

O BlackBerry vem perdendo mercado para o iPhone e, em menor dimensão, para aparelhos acionados pelo sistema operacional Google Android, no mercado corporativo, à medida que as empresas passam a permitir que funcionários escolham os aparelhos que preferem.

Preocupados com a segurança, no passado os mais leais clientes da RIM (Research In Motion), bancos e executivos de informática, estão começando a desertar, em função das melhoras em aparelhos de rivais que passaram a concorrer de perto com os recursos de segurança tão alardeados pelo BlackBerry.

O grande colapso que a rede do BlackBerry sofreu esta semana, abarcando quatro continentes, deve acelerar o declínio da RIM. A companhia já vem enfrentando apelos de investidores por uma mudança de comando e uma possível venda ou cisão.

Muitos bancos já vêm permitindo que sua equipe selecione o aparelho que prefere usar, e os problemas do BlackBerry devem estimular mais empresas a fazer o mesmo, de acordo com Julie McNelly, analista do Aite Group, que assessora instituições financeiras quanto a segurança de dados.

"A porta de saída já está aberta. E muitos daqueles que estavam do lado de dentro já partiram," disse ela. "O que aconteceu na semana passada pode acelerar o processo".

O BlackBerry dominava o mercado empresarial porque as companhias acreditavam que a RIM oferecia melhor proteção aos seus dados sigilosos, impedindo a perda de segredos comerciais.

O colapso da rede, entretanto, expôs o calcanhar de Aquiles da RIM: o fato de que as mensagens do BlackBerry são roteadas por centrais de processamento próprias da companhia, o que as torna mais seguras, mas também cria um gargalo em caso de falha.

A empresa canadense irá oferecer aplicativos gratuitamente, avaliados em mais de 100 dólares, para apaziguar clientes do BlackBerry frustrados pela interrupção do serviço na semana passada que durou dias e afetou milhões de pessoas.

A RIM informou que a lista de aplicativos estará disponível para download no BlackBerry App World por quatro semanas, a partir de 19 de outubro.

Os clientes corporativos também receberão um mês de suporte técnico gratuito como um pedido de desculpas pela interrupção.

A oferta, para compensar uma falha no sistema que deixou milhares de usuários do Blackberry nos cinco continentes sem e-mail, mensagens instantâneas e navegação, poderá custar caro para a RIM, que terá de avaliar quantos clientes irão ver a decisão como uma resposta aceitável.

Analistas disseram que a companhia enfrenta um problema mais amplo de danos à sua reputação e perda de clientes corporativos que já não acham que podem contar com o dispositivo.

"Nós trabalhamos duro para ganhar a confiança (dos clientes) nos últimos 12 anos e estamos empenhados em oferecer o alto padrão de confiabilidade que eles esperam", disse o vice-presidente executivo da RIM, Mike Lazaridis, em comunicado.

"Estamos tomando medidas imediatas e agressivas para ajudar a impedir que algo como isso aconteça novamente."

FONTE/AUTOR: Reuters

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>