Samsung supera Nokia e torna-se líder em smartphones »

«

»

nov 17

Samsung supera Nokia e torna-se líder em smartphones

O Gartner Group aponta que a Samsung ultrapassou a Nokia e tornou-se o maior fabricante de smartphones e que as vendas do Android triplicaram em um ano

Um relatório divulgado ontem pelo Gartner Group aponta que a Samsung ultrapassou a Nokia em número de smartphones vendidos, tornando-se o maior fabricante do mundo. O estudo indica, também, que as vendas de aparelhos com o sistema Android triplicaram em um ano.

Samsung supera Nokia e torna-se líder em smartphones, Samsung, Android, Smartphones, mercado
A Samsung cresce junto com o sistema Android, presente em mais da metade dos smartphones vendidos no mundo

Os dados do Gartner apontam que 60,5 milhões de aparelhos com o sistema operacional do Google foram vendidos no terceiro trimestre. Isso é quase o triplo dos 20,5 milhões comercializados no mesmo período do ano passado. Em um ano, a participação do Android no mercado mais que dobrou, de 25,3% para 52,5%. Já o Symbian despencou de 36,3% de participação para 16,9%. Mesmo com essa queda acentuada, o sistema que a Nokia está abandonando ainda é o segundo mais usado.

Apple
Em terceiro lugar vem o iOS, do iPhone. O sistema da Apple cresceu em unidades vendidas, de 13 para 17 milhões, mas perdeu participação, indo de 16,6% para 15%. Mas é bom lembrar que, no terceiro trimestre, havia a expectativa da chegada de um novo iPhone (que acabou sendo o iPhone 4S em vez do esperado iPhone 5) e de cortes nos preços dos modelos existentes. Por isso, muitos compradores de produtos Apple adiaram a aquisição. Assim, os números da Apple devem ser melhores no quarto trimestre.

A canadense RIM vendeu pouco menos de 13 milhões de unidades da linha BlackBerry no terceiro trimestre, número parecido com o do mesmo período de 2010. Mas vendas estáveis num mercado em crescimento significam, é claro, perda de participação, que caiu de 15,4% para 11%.

A lista do Gartner traz, num distante quarto lugar, o Bada, usado pela Samsung em smartphones de baixo custo. Sua participação dobrou, de 1,1% para 2,2%. Com esse crescimento, o sistema da Samsung ultrapassou a versão para dispositivos móveis do Windows, que declinou de 2,7% para apenas 1,5% dos smartphones vendidos.

Mas o terceiro trimestre antecedeu o lançamento do Windows Phone Mango e dos primeiros smartphones da Nokia com o sistema operacional da Microsoft. Assim, é provável que os números do Windows melhorem um pouco no quarto trimestre. “O marketing pesado da Nokia e da Microsoft para promover os novos smartphones Lumia deve trazer melhoras”, diz Roberta Cozza, analista principal do Gartner, que assina o relatório divulgado ontem.

Samsung é a número um
Entre os fabricantes, o grande destaque é que a Samsung ultrapassou a Nokia em número de smartphones vendidos, tornando-se o maior fabricante do mundo. Considerando todos os tipos de celulares, porém, a Nokia continua sendo a número um.

A participação da empresa finlandesa caiu de 28,2% para 23,9% no período considerado pelo Gartner. A Samsung manteve o segundo lugar em celulares, indo de 17,2% para 17,8%. Na sequência vêm, com menos de 5% cada uma, LG, Apple, ZTE, RIM, HTC, Motorola, Huawei e Sony Ericsson.

FONTE/AUTOR: Exame.com

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>