As 6 novidades mais importantes do iPhone 5, da Apple

As 6 novidades mais importantes do iPhone 5, da Apple

A Apple finalmente apresentou o iPhone 5 onte, acabando com meses de especulações. A empresa diz que o novo smartphone traz 200 melhoramentos em relação ao iPhone 4S. Muitas delas são pequenos aperfeiçoamentos que vão passar despercebidos a muitos usuários. Outras, como o novo processador A6, são importantes para o bom desempenho dos aplicativos, apesar de invisíveis. Mas há também novidades que terão efeitos imediatos, como a tela maior e os fones de ouvido EarPods.

As 6 novidades mais importantes do iPhone 5, da Apple, Apple, lançamentos, Smartphones, iPhone

O iPhone 5 chega às lojas, nos Estados Unidos, no próximo dia 21. Lá, ele vai custar o que custava, até agora, o iPhone 4S. Esse modelo, por sua vez, teve seu preço reduzido. A mesma coisa acontece com o iPhone 4, que passa a ser o modelo mais barato da Apple, já que o iPhone 3GS está sendo descontinuado. A chegada ao Brasil ainda não tem data marcada, mas nossa estimativa é que deve acontecer em novembro.

Veja abaixo asnovidades mais importantes deste lançamento

Tela Retina de 4 polegadas

A mudança mais importante no iPhone 5 é o aumento do tamanho da tela de 3,5 para 4 polegadas. Ela dá mais espaço para o usuário do iPhone 5 navegar na web e assistir a filmes em formato widescreen. A Apple optou por manter a largura da tela e aumentar apenas a altura. A justificativa da empresa é que alargar o iPhone tornaria seu manuseio com uma só mão incômodo.

As 6 novidades mais importantes do iPhone 5, da Apple, Apple, lançamentos, Smartphones, iPhone

A tela tem resolução de 1.136 x 640 pixels. Os aplicativos atuais, que não foram adaptados para o novo formato, são exibidos nela com faixas pretas nas extremidades, como acontece quando se vê um filme em formato 4:3 num televisor HD, que tem tela em formato 16:9, o mesmo do iPhone 5. Os apps incluídos no iOS 6, a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, já aproveitam integralmente o espaço na nova tela.

Mais fino e mais longo

Por causa a tela maior, o iPhone 5 é 9 milímetros mais longo que o iPhone 4/4S, totalizando 12,4 centímetros de comprimento. A boa notícia é que ele é, também, 18% mais fino e 20% mais leve que seu antecessor (pesa 112 gramas e tem 7,6 mm de espessura).

As 6 novidades mais importantes do iPhone 5, da Apple, Apple, lançamentos, Smartphones, iPhone3

Como acontece com o iPhone 4S, o iPhone 5 está disponível nas cores preta e branca. Outras mudanças no design são a traseira de metal, em vez de vidro, e as laterais pintadas de preto ou branco – dependendo da opção de cor escolhida. Fora isso, o novo modelo segue o desenho básico do iPhone 4 e do 4S.

Conector de dados Lightning

Uma mudança que ajuda a tornar o iPhone 5 mais fino é a troca do conector de dados por outro menor, que a Apple chama de Lightning (relâmpago). O conector do iPhone 4S, com 30 pinos de contato elétrico, é usado nos dispositivos móveis da Apple desde 2003, quando foi introduzido na linha iPod. O novo modelo é 80% menor e é simétrico, o que permite conectá-lo ao iPhone 5 em duas posições diferentes. Ele é usado, também, nos novos modelos do iPod nano e do iPod touch anunciados pela Apple junto com o iPhone 5.

As 6 novidades mais importantes do iPhone 5, da Apple, Apple, lançamentos, Smartphones, iPhone

A troca do conector antigo pelo Lightning faz com que seja necessário um adaptador para ligar, ao iPhone 5, acessórios (como alto-falantes e carregadores de bateria) criados para os modelos anteriores do smartphone. A Apple vende esse adaptador por 29 dólares nos Estados Unidos.

A mudança também permitiu que a Apple alterasse a posição da tomada para fones de ouvido e microfone. No iPhone 5, ela fica na parte inferior. 

Novos fones EarPods

O iPhone 5 vem acompanhado de novos fones de ouvido chamados EarPods. Eles também serão fornecidos com os novos modelos do iPod touch e do iPod nano anunciados hoje. Além disso, a Apple vai vendê-los separadamente em suas lojas (nos Estados Unidos, o preço é 29 dólares).

As 6 novidades mais importantes do iPhone 5, da Apple, Apple, lançamentos, Smartphones, iPhone

Apple diz que demorou três anos para desenvolver os EarPods. A empresa afirma que eles são mais confortáveis e tem melhor qualidade de áudio que seus fones anteriores. Durante a apresentação do iPhone 5, Jonathan Ive, vice-presidente sênior de desenho industrial da Apple, comentou num vídeo: “Criar fones que servem bem para todos é como criar sapatos capazes de se ajustar a qualquer pé. E é exatamente isso que fizemos”.

OS 6 a bordo

Várias das novidades do iPhone 5 são parte do iOS 6, que também poderá ser instalado em outros dispositivos da Apple (iPhone 3GS ou mais novo, iPad 2, novo iPad e iPod touch da 4ª geração). Estas são três delas:

1- Novo aplicativo Mapas, que substitui o antigo, baseado no Google Maps. Tem pontos de interesse, orientação por voz, informações sobre trânsito e pode ser acionado via Siri. Inclui, ainda, um modo 3D com mapas tridimensionais de algumas cidades.

2- Integração com o Facebook, que permite publicar atualizações na rede social digitando o texto na Central de Notificações e em aplicativos; ou falando, via Siri.

3- O Passbook, uma espécie de carteira virtual onde o usuário pode guardar coisas como passagens aéreas e ingressos para cinemas, shows e eventos esportivos.

Conexão 4G
Como era esperado, o iPhone 5 suporta redes celulares 4G LTE. Nos lugares onde houver uma rede compatível, o acesso à internet será feito a velocidade dez vezes maior que a do 3G.

FONTE/AUTOR: Exame.com

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.