Disputa por patentes entre Apple e Nokia termina em acordo »

«

»

jun 14

Disputa por patentes entre Apple e Nokia termina em acordo

Acordo traz impacto positivo sobre perspectivas financeiras da Nokia.
Como licenciada, Apple passará a pagar royalties à empresa finlandesa.

A batalha de patentes entre a Nokia e a Apple não terminou com uma liminar, mas com um comunicado citando um contrato de licença e pagamentos da Apple para a empresa finlandesa.
Os detalhes do acordo são confidenciais, mas a Nokia disse que a Apple vai fazer um pagamento de uma só vez, seguida de royalties periódicos. O acordo ainda vai impulsionar os resultados da Nokia no segundo trimestre, depois que a empresa alertou no final de maio que não conseguiria cumprir suas metas.

As ações da Nokia chegaram a subir 3% depois que analistas receberam a notícia positivamente e afirmaram que isso ajudará a Nokia a se concentrar em seu negócio principal em um período no qual enfrenta sérios desafios.

"São as primeiras notícias positivas vindas da Nokia em muito tempo. As duas empresas podem agora se concentrar nos seus negócios, e a disputa foi resolvida em favor da Nokia", disse Mikael Rautanen, analista da Inderes, em Helsinque.

Os analistas afirmaram que a Nokia deve passar a receber de 1% a 2% da receita do iPhone, calculada como em torno de US$ 43 bilhões este ano, de acordo com uma pesquisa da Reuters.

"Estamos muito satisfeitos pela Apple ter se juntado ao crescente número de licenciados Nokia", disse Stephen Elop, presidente da Nokia. "Este acordo demonstra a liderança da Nokia em seu portfólio de patentes e nos permite concentrar ainda mais em oportunidades de licenciamento no mercado das comunicações móveis.", conclui Elop.

FONTE/AUTOR: G1

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>