iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar

«

»

set 14

iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar

As novidades do iOS 10, o ritual antes da atualização e quem vai receber a nova versão

iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar, Apple, iOS, iPhone, iPad, OS mobiles, Smartphones, tablets

Como prometido, a Apple lançou nesta terça-feira (13) a versão final do iOS 10, que traz integração de aplicativos de terceiros com a Siri, notificações mais dinâmicas e várias mudanças estéticas e de usabilidade. A atualização já está disponível para todos os aparelhos compatíveis, mas é bom seguir o ritual de sempre antes de confirmar a instalação da nova versão.

Conselho de amigo

Pode ser que a atualização não saia como esperado e você perca todos os seus dados, então é bom fazer uma cópia de segurança: entre nos Ajustes, toque em iCloud e acesse o menu Backup. Conectado a uma rede Wi-Fi, toque no botão Efetuar Backup Agora. Você também pode utilizar o iTunes, se preferir: na tela de resumo do seu dispositivo, clique em Fazer Backup Agora.

iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar, Apple, iOS, iPhone, iPad, OS mobiles, Smartphones, tablets

O backup no iCloud inclui seus dados de aplicativos, mas deixa de fora os livros, músicas e fotos, portanto, copie-os separadamente ou certifique-se de que eles já estejam sincronizados na nuvem.

Depois não diga que não avisei.

Atualização às 16h17: o iOS 10 está fazendo alguns iPhones e iPads pararem de funcionar; o processo de instalação não é concluído e o aparelho fica travado na tela de boot. É preciso conectar o dispositivo a um PC ou Mac pelo iTunes e repetir o processo. Fica o alerta dobrado.

Para quem chegou?

Quase todos os dispositivos da Apple lançados a partir de 2012, com exceção de alguns iPads, conseguem rodar o iOS 10. Esta é a lista completa de aparelhos suportados:

Mais aberto

Talvez a maior novidade do iOS 10 é que ele está bem mais aberto, o que chega a ser meio irônico para um sistema da Apple.

Antes tarde do que nunca, a Siri ganhou integração com aplicativos de terceiros. Isso significa que será possível, por exemplo, enviar uma mensagem pelo Telegram, adicionar uma tarefa no Wunderlist ou chamar um motorista no Uber apenas utilizando comandos de voz — basta que os desenvolvedores atualizem seus aplicativos com a nova API.

iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar, Apple, iOS, iPhone, iPad, OS mobiles, Smartphones, tablets

Os aplicativos de VoIP, como Skype, WhatsApp ou Facebook Messenger, também ganharam mais espaço dentro do iOS 10: quando alguém te ligar, esses aplicativos poderão aparecer como se você estivesse recebendo uma ligação telefônica comum (até então, o iOS exibia apenas uma notificação padrão). Suas chamadas mais recentes, inclusive, poderão ser registradas no aplicativo Telefone.

O novo iMessage tem suporte a módulos, que adicionam funções de desenhos, stickers e GIFs animados, por exemplo. O aplicativo de mensagens da Apple é pouco utilizado no Brasil (compreensível, dada a baixa penetração de iPhones no país), mas é uma das partes que mais mudou no iOS 10 — a Apple está dando o primeiro passo para transformá-lo numa plataforma, semelhante ao que o Facebook está fazendo no Messenger.

Outras novidades

Você deve notar a primeira mudança logo na primeira vez que pegar o iPhone: a tela será ligada automaticamente sempre que você levantar o smartphone, e para desbloqueá-lo é necessário pressionar o botão Home.

Isso porque a tela de bloqueio ganhou mais importância dentro do sistema. Basta deslizar o dedo para a direita na tela de bloqueio, e todos os widgets aparecerão. As notificações também estão mais dinâmicas: você pode ver o histórico de um bate-papo, saber a localização do táxi que acabou de pedir ou assistir a um vídeo — o céu é o limite. Dependendo das implementações dos desenvolvedores, vai dar quase para usar o iPhone o dia inteiro sem sair da tela de bloqueio.

iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar, Apple, iOS, iPhone, iPad, OS mobiles, Smartphones, tablets

iOS 10: o que você deve saber antes e depois de atualizar, Apple, iOS, iPhone, iPad, OS mobiles, Smartphones, tablets

O aplicativo Fotos virou quase um Google Fotos, só que fazendo todo o processo de reconhecimento de imagem no próprio aparelho. Você pode encontrar fotos de uma pessoa específica ou até fazer pesquisas mais complexas, como “praia” ou “jogo de futebol”. Além disso, a aba Memórias te relembra sobre acontecimentos do passado e cria vídeos automaticamente.

E tem outras novidades menores, mas bacanas, que permitem digitar em várias línguas no teclado sem precisar se preocupar em alternar o idioma manualmente, acompanhar a duração do seu sono no aplicativo Relógio ou remover os aplicativos nativos da tela inicial (é o fim daquela pastinha de inutilidades da Apple!).

Devo atualizar?

Em geral, a resposta é sim. Venho utilizando o iOS 10 num iPhone 6s desde que a Apple liberou a versão final para desenvolvedores, na quarta-feira (7). O sistema se mostrou estável e sem falhas. Alguns aplicativos de terceiros que pararam de abrir, como o do meu cartão de crédito, já foram atualizados e voltaram a funcionar. Também não notei nenhuma diferença na duração da bateria; ela continua ruim como sempre.

FONTE/AUTOR: Paulo Higa do Tecnoblog

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>