Secretaria de Finanças alerta sobre vírus que altera código de barras de boletos

Secretaria de Finanças alerta sobre vírus que altera código de barras de boletos

Quem costuma pagar suas contas pela internet deve ficar atento a um novo golpe. Trata-se de um vírus que modifica o código de barras e os números do boleto bancário no momento em que é gerado on-line, fazendo com que o pagamento vá para outra conta bancária.  
BOLETO-FRAUDEQuem faz o alerta é a Divisão de Imposto sobre Serviços (ISS) da Secretaria de Finanças de Praia Grande. “Muitos contribuintes, principalmente os que precisam pagar ISS, geram o boleto via internet e nossa intenção é evitar que eles caiam no golpe. É necessário ficar atento, se o boleto for impresso, por exemplo, ele continuará tendo os números incorretos e o dinheiro pago irá para uma conta diferente daquela que deveria receber o dinheiro. Além disso, o valor e o vencimento do boleto não são alterados, de modo que não é possível perceber a fraude facilmente”, esclarece o chefe da Divisão, Ademir Agrela.
Segundo Agrela, é possível identificar o golpe de algumas maneiras: o logo do banco não será sempre idêntico ao número do banco presente na linha digitável; o campo “Nosso Número” deverá constar na linha digital do código de barras.
Veja como proteger seu computador de ataques:

  • Instale um programa antivírus;
  • Não abra anexos de e-mails, a menos que você os esteja esperando;
  • Mantenha o computador atualizado;
  • Use um firewall;
  • Use as configurações de privacidade de seu navegador;
  • Use um bloqueaddor de pop-ups no navegador.

FONTE: A TRIBUNA

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.