Navegador roda aplicativos web feitos em Flash e possui sistema operacional Blackberry tablet OS com capacidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo
A Research in Motion (RIM) está iniciando as vendas do tablet BlackBerry PlayBook no Brasil. O tablet chega acompanhado de aplicativos brasileiros, voltados tanto para uso pessoal como em empresas. Entre eles, está o novo aplicativo de Exame.com para o PlayBook.
Com tela de 7 polegadas, o PlayBook tem acesso à internet via Wi-Fi apenas e conta com a maioria dos recursos encontrados em dispositivos similares, incluindo um par de câmeras – uma frontal e outra traseira. Concebido para uso tanto pessoal como em empresas, ele tem como um dos destaques a segurança na transmissão de dados, que são criptografados para garantir a privacidade.
O PlayBook possui tela touchscreen de 7 polegadas com resolução de 1024×600 pixels, processador dual core de 1 GHz, 1 GB de RAM, GPS, dois alto-falantes frontais, saída HDMI e uma câmera frontal de 3 MP para videoconferência e outra traseira de 5 MP para fotos e vídeo. Segundo a empresa, a bateria possui duração de 8h de autonomia com o aparelho em uso.
Além disso, o tablet da RIM vem com o pacote de aplicativos Documents to Go, que permite produzir e visualizar textos, planilhas e apresentações. Uma saída HDMI facilita a conexão do tablet a um projetor ou televisor para as apresentações (no iPad, essa ligação exige um adaptador próprio da Apple).
“O conceito deste tablet é corporativo. Ele possui integração com recursos citrix, sap, crm, dashboards, plataformas de automação de vendas e outros aplicativos empresariais", diz Renato Martins, gerente de contas da RIM para o governo.
Além disso, o recurso BlackBerry Bridge permite parear o aparelho com smartphones da RIM por meio da tecnologia Bluetooth. Com isso, o usuário pode receber um aviso na tela do tablet ao receber uma ligação, SMS ou e-mail.
Já os vídeos permitem usar o zoom enquanto são exibidos. Com o uso de um cabo HDMI, o usuário pode reproduzir o conteúdo mostrado na tela do tablet em um monitor externo. O sistema operacional permite usar outros aplicativos enquanto a tela externa exibe o vídeo ou uma apresentação.
Aplicativos
O PlayBook, porém, fica muito atrás do iPad e dos concorrentes com Android na disponibilidade de aplicativos. Rodando uma variante do sistema operacional QNX, ele é incompatível com os programas criados para os smartphones BlackBerry. Assim, o tablet conta com apenas 3 mil apps desenvolvidos especificamente para ele.
Talvez por isso, ao apresentar o PlayBook em São Paulo, a RIM deu bastante ênfase aos novos aplicativos brasileiros criados para o tablet. Entre eles, estão apps do portal UOL, do Bradesco, do jornal O Estado de São Paulo, da rede de cinemas Cinemark e de Exame.com.
O navegador do tablet roda aplicativos web feitos emFlash, possui sistema operacional Blackberry tablet OS com capacidade de rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo e conta com uma saída HDMI.
BlackBerry PlayBook: o tablet da RIM tem uma câmera frontal para videoconferência.
A loja de aplicativos usada pelo tablet é a Blackberry App World, que possui aplicativos desenvolvidos especificamente para o aparelho. Porém, alguns aplicativos são bloqueados para algumas regiões a pedido do desenvolvedor.
Preços
Os preços de tabela do PlayBook são similares aos do iPad. No entanto, a RIM está oferecendo o tablet com desconto de 350 reais. O modelo mais barato, com 16 gigabytes de capacidade, deverá ser vendido por 1.299 reais nas lojas de varejo, o modelo com 32 GB custa R$ 1.599 e a versão com 64GB custa R$ 1.949. A empresa diz que o desconto vale por tempo limitado.
O PlayBook não tem acesso direto aos serviços BlackBerry Mail e Messenger, apreciados pelos usuários dos smartphones da RIM. Para usar esses recursos, é preciso ter também um smartphone BlackBerry, que vai funcionar como intermediário. Os dois aparelhos precisam ficar a, no máximo, alguns metros um do outro, de modo que possam se comunicar pela conexão Bluetooth, de curto alcance.
Para quem não tem um BlackBerry, a RIM vai fazer uma oferta conjunta no varejo. O modelo Curve 3G 9300 na cor bronze será oferecido com desconto de 300 reais para quem comprar também um PlayBook. O preço com desconto será 699 reais. Já o modelo Bold 9700 terá desconto de 800 reais. Com o PlayBook, ele será vendido por 999 reais.
FONTE/AUTOR: Exame.com
Comentários Recentes