Anatel determina: Brasil inteiro terá nono dígito até 2016

Anatel determina: Brasil inteiro terá nono dígito até 2016

Medida evitaria transtornos, segundo a agência

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu um novo rumo para o atual sistema de números de celular no Brasil. De acordo com a Folha de São Paulo, a agência determinou que todos os números de aparelhos móveis no Brasil adotarão o nono dígito, fato que já ocorreu no DDD 11 em julho desse ano. A agência diz que a regra do nono dígito deverá ser completamente implementada no país até dezembro de 2016.

Anatel determina: Brasil inteiro terá nono dígito até 2016, Smartphones, Celulares

Essa mudança é importante pelo aumento da demanda de linhas celulares. Em setembro, a telefonia móvel do Brasil fechou com 258,86 milhões de linhas. Nas áreas de maior teledensidade (número de linhas por habitante), a tendência é de que as numerações acabem, de forma que um dígito extra seja necessário para que o serviço de telefonia continue crescendo.

Confira abaixo o cronograma quando os estados receberão o nono dígito:

  • Até dezembro de 2013: São Paulo (interior);
  • Até dezembro de 2014: Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Roraima;
  • Até dezembro de 2015: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
  • Até dezembro de 2016: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins

Um fator que forçou essa decisão da Anatel é a grande quantidade de pessoas que têm mais de uma linha de celular, para aproveitar as promoções de todas as operadoras já que ter duas linhas pré-pagas pode ser mais vantajoso do que manter apenas uma. Outro fator que impulsionou foi a facilidade de venda de chips: atualmente, é possível comprar um SIM Card em bancas de jornais, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.

FONTE/AUTOR: Tecnoblog

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.