A Giesecke & Devrient, empresa alemã que inventou o SIM card, deu há algum tempo a ideia da criação de um nano-SIM, que seria ainda menor que o micro-SIM e ajudaria as fabricantes a salvar um pequeno e precioso espaço no design interior de seus aparelhos.
Embora a ideia seja realmente boa, algumas fabricantes resolveram que era hora de entrar em mais uma boa briga. Apple e Nokia propuseram dois designs diferentes para o nano-SIM e agora cada uma das delas tenta defender sua versão. Isso porque a empresa que tiver seu nano-SIM aprovado como padrão, poderá licenciá-lo para outras fabricantes.
Acontece que a Nokia conta com o apoio da Motorola e RIM, enquanto a Apple tem a “benção” da maioria das operadoras europeias. A Nokia afirma que seu modelo possui vantagens tecnológicas e que a adoção do padrão da Apple obrigaria as fabricantes a refazerem seus celulares para adaptá-los ao novo design.
O novo padrão será votado no ETSI (European Telecommunications Standards Institute) na semana que vem e a briga promete ficar interessante. A Nokia atualmente controla 92 votos na ETSI, mas segundo rumores a Apple está registrando 6 subsidiárias para obter direito a mais votos, somando 45 no total – além de contar com o apoio das operadoras, como dito.
Seja quem for a vencedora, sabemos que o nano-SIM terá vantagens tecnológicas para o consumidor final. E ele será compatível com o SIM atual, usando um adaptador, portanto, não o jogue fora!
FONTE/AUTOR: The Verge e Tudocelular
Comentários Recentes