Como ficou o Atrix com Android 2.3? Problemas no consumo da bateria…

«

»

fev 17

Como ficou o Atrix com Android 2.3? Problemas no consumo da bateria…

Há aproximadamente 2 meses atrás escrevi um post aqui no TechBR sobre a atualização oficial da Motorola no Brasil para o Android 2.3. Nesse post eu havia comentado sobre um problema: o alto consumo da bateria após a atualização, aumentando o consumo em cerca de 30%, ou seja, a bateria estava durando 30% menos.

Fui atrás de informações e de suporte na internet, e percebi que eu era o um dos poucos “azarados” que estava tendo esse problema, pois praticamente todas as matérias em sites e blogs diziam que a atualização estava boa e que inclusive a  bateria estava durando mais! 🙁

Inconformado com o meu “azar” eu fui atrás de uma solução. Vou listar aqui, na ordem cronológia, tudo o que fiz para tentar melhorar o consumo da bateria:

  1. AÇÃO: Deixei o celular configurado para o modo de economia máxima de bateria, que vc pode habilitar em CONFIGURAR > GERENCIAR BATERIA E DADOS > MODO DE BATERIA > ECONOMIZADOR MÁXIMO. RESULTADO: nenhum.
  2. AÇÃO: desativei todos os meios de comunicação do celular, sendo eles; Satélite, Wi-fi e Bluetooth. O resultado também não foi satisfatório.
  3. AÇÃO: fiz outras mudanças de configuração de brilho, tela, etc, menos importantes que também não surtiram efeito;
  4. AÇÃO: baseado em informações que tive de colegas de trabalho e da internet parti para uma ação mais drástica e fiz o processo de Restauração de Fábrica do celular, que dá um reset no celular, voltando ele pro padrão de fábrica e apagando todos os aplicativos instalados. Pra meu espanto isso também não surtiu efeito.
  5. Já havia desistido de perder meu tempo com essa história e numa última tentativa fiz o seguinte: desabilitei o 3G, deixando o na opção “somente 2G” e ao mesmo tempo deixei o Wi-Fi habilitado direto. Fiz isso pois geralmente estou em lugares com acesso a internet via Wi-Fi e não preciso do 3G, que consome mais bateria. Houve uma pequena melhoria mas nada que me deixasse feliz.

atrix-com-android23

Depois dessa última tentativa eu “desencanei” e não me preocupei mais com o consumo.

Dias depois notei que a bateria estava rendendo mais do que o normal e fui checar quantas horas estava durando. Pra minha surpresa o consumo havia voltado pro mesmo patamar de antes, quando o celular ainda estava na versão 2.2 do Android.  Detalhe: eu não fiz mais nenhuma alteração de configuração no aparelho!

O que fez o consumo melhorar? Realmente eu não sei, mas acho que o que fez diferença e “talvez” tenha resolvido o problema de consumo, tenham sido os passos 4 e 5 da lista acima.

Deixando o consumo de bateria de lado, também percebi que alguns aplicativos básicos estão travando, como por exemplo: câmera de video,  filmadora e YouTube. Nada alarmante, mas esses apps não davam problema antes.

Em contra partida, alguns outros bugs da versão 2.2 foram sanados na versão 2.3, como por exemplo, um que me incomodava: as vezes quando conectava o Atrix com o rádio do meu carro via Bluetooth, para usar o recurso de falar e ouvir atráves dos sistema de som do carro,  o celular reiniciava quando eu terminava a ligação. Esse problema não aconteceu mais após o upgrade pra versão 2.3 do Android.

No geral a minha avaliação é que o Android 2.3 melhorou em alguns aspectos, principalmente na navegação (mais suave) e rapidez, corrigiu pequenos bugs da versão anterior, mas outros bugs surgiram que nos incomodam. Por tudo isso, o upgrade deve ser feito com cautela, uma vez que a nova versão do Android ainda não está 100%.

No meu caso, os bugs da versão nova não me incomodam muito na utilização do Atrix  no dia a dia, uma vez que eu o utilizo muito mais pra trabalho do que pra uso pessoal.

Mas os problemas precisam ser resolvidos, para a versão 2.3 do Android ficar totalmente compatível com o smartphone e evitar as críticas dos usuários.

Agora que o Google comprou a Motorola Mobile, não dá pra ter smartphone desta marca que não funcione perfeitamente com o Android não é?

LM para o TechBR.

 

 

 

Textos Relacionados:

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Camila

    Que graça tem vc manter um smartphone com “configuração de fabrica”, somente com os aplicativos padrões e usar somente o 2G? Comprava um mais simplizinho… um spice…

    tenta mudar a radio gsm dele.

  2. Proprietário

    Camila,
    a sua sugestão de “mudar as radios gsm” implica numa alteração no Android complicada de ser feita e que pode fazer o aparelho simplesmente parar de funcionar, por isso removemos o link uma vez que não recomendamos esse tipo de intervenção arriscada. De qualquer maneira, valeu a dica.
    LM – TechBR

  3. Mariana

    Atualizei o meu anteontem, fato é que nao sei se esqueci de uma hora p/ outra mas nao consigo ver o status da bateria ( porcentagem) nas config (aparece somente o tempo de uso e o que esta consumindo), so consigo ver ao porcentagem instalar aqueles apps. É característico do gingerbread, tô procurando errado ou o há um problema? Agradeço a atencao.

  4. Proprietário

    Ola Mariana, como vai?
    O percentual de bateria consumido e restante não aparecem mais na versão 2.3.4 do Android. Se você foi pelo seguinte caminho: CONFIGURAR > GERENCIAR BATERIA E DADOS > UTILIZAÇÃO DA BATERIA , o que verá é mesmo a duração atual da bateria (horas, minutos e segundos) e o percentual de consumo de cada item do aparelho.
    Se vc, assim como eu, gosta de ver essa informação, recomendo instalar o APP Quick Settings, que é muito interessante e fornecerá esse percentual de utilização. Veja a metéria que fizemos sobre esse aplicativo no link abaixo:
    http://www.techbr.com.br/android/quick-settings-app-de-acesso-rpido-as-configuraes-do-seu-smartphone/
    Abraços,
    LM – TechBR

  5. Sarah

    Cheguei atrasada, mas tem algo “bobo” que sempre me incomodou no 2.3 pro Atrix, é como a tela de bloqueio e desbloqueio “fecha” de uma vez, como se o celular estivesse quebrado… Sabe, quando não estamos usando o celular, e a tela vai pro modo de “descanso”, ficando escura? Na maioria dos smartphones, a tela vai escurecendo gradativamente, e assim era no 2.2, agora a tela escurece de uma vez, fechando em uma luz no centro, parece até que o celular quebrou do nada… Sei que é besteira, hoje já superei hahaha mas antes me dava muita agonia isso. Alguém sabe se dá pra mudar?

  6. Proprietário

    Olá Sarah,
    Infelizmente esse tipo de animação no fechamento é padrão do Android 2.3 e não tem muito o que fazer. Uma sujestão pra mudar isso é desabilitar as animações de tela. Para fazer isso vá em CONFIGURAR > TELA > ANIMAÇÃO > e selecionar a opção SEM ANIMAÇÕES.
    Veja como fica e se prefere dessa maneira. Não irá mudar muito, mas a animação de TV antiga desligando irá sumir.
    Abraços,
    LM – TechBR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>