Instituto Nokia cria novas soluções para acessibilidade »

«

»

mar 30

Instituto Nokia cria novas soluções para acessibilidade

O Instituto Nokia de Tecnologia – INdT – desenvolveu uma série de aplicativos de acessibilidade que permitem que deficientes interajam com o ambiente por meio do celular.

Um exemplo é o Audio Aid, o qual permite que sons como campainhas ou alarmes sejam percebidos através de vibrações. A ideia é que o deficiente auditivo possa sentir sons do ambiente por meio da vibração do celular e se orientar por elas. Deste modo, alarmes e campainhas são traduzidos em estímulos que ajudam na orientação dos usuários com deficiência.

Para quem sofre de daltonismo foi desenvolvido o Color Detector. Instalado nos celulares, quando a câmera do aparelho é apontada para algum objeto, a cor dele é mostrada escrita por extenso na tela.

O Nokia Magnifier por sua vez é uma lupa eletrônica que usa a próprio câmera do aparelho. O programa é para quem tem baixa visão e pode ser usado em celulares Nokia da série S60.

De acordo com o Jackson Feijó, pesquisador do Instituto Nokia de Tecnologia, os aplicativos de acessibilidade têm sido distribuidos gratuitamente.

“O site www.nokiaaccessibility.com já oferece bastante material sem nehum custo para o consumidor final. Dos aplicativos que foram desenvolvidos no INdT, já temos o Nokia Magnifier, que é distribuído gratuitamente pelo Nokia Beta Labs. http://bit.ly/9UOcg3”.

Os aparelhos que suportam esses aplicativos são o Nokia S60 3rd Edition e Feature Pack 1.

As ideias para novos projetos passam por um comitê criado pelo INdT. Segundo Feijó essas idéias são avaliadas por um conselho e as que forem aprovadas recebem um investimento para que se comecem os trabalhos. Feijó e Wilson trabalharam nesses projetos, que tiveram inicio em 2007.

“O primeiro conjunto de aplicativos ficou pronto em mais ou menos um ano e meio. Eles foram implementados paralelamente aos trabalhos do Community Group no INdT.” explica Feijó.

Segundo o Censo 2000, do IBGE, existem no Brasil mais de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 135 milhões com baixa visão em todo o mundo. No Brasil, o número de portadores de algum tipo de deficiência visual é de 3,5 milhões.

FONTE/AUTOR: Terra

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>