MIT desenvolve vidro que não embaça, não reflete e é auto-limpante

MIT desenvolve vidro que não embaça, não reflete e é auto-limpante

Imagine um smartphone com uma tela anti-reflexiva, auto-limpante e que não embaça. Ela pode se tornar uma realidade em um futuro breve, se depender dos cientistas do MIT.

Eles desenvolveram um vidro “multifuncional”, baseada em uma superfície com nanotextura. Essa textura e não o material do vidro em si, é responsável por todas essas características peculiares. Os pesquisadores esperam que os custos de fabricação desse vidro possam chegar a um nível suficientemente barato para ser usado em uma série de dispositivos.

Na verdade, smartphones, tablets e afins seriam apenas uma pequena parte do potencial de uso desse novo vidro. Um dos principais avanços poderia se dar na captação de energia solar. Como explica Kyoo-Chul Park, um dos engenheiros envolvidos no estudo, os painéis fotovoltaicos chegam a perder até 40% de sua eficiência em apenas seis meses, devido à poeira e sujeira que se acumula em suas superfícies. Mas um painel protegido com a textura desenvolvida poderia manter boa parte de sua eficiência.

Como o importante nesse vidro é a textura, os cientistas querem criar uma espécie de revestimento que poderia ser colocado em qualquer outro vidro, barateando assim o custo do produto suficientemente para que ele pudesse ser usado inclusive em janelas de carros (aumentando a visibilidade do motorista), ou até mesmo em janelas de prédios.

Você pode saber mais sobre essa pesquisa aqui (em inglês).

FONTE/AUTOR: Tudocelular

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.