Uso dos códigos de barras geram benefícios às empresas

«

»

dez 16

Uso dos códigos de barras geram benefícios às empresas

Segundo pesquisa, 81% dos produtos que circulam no país contam com código de barras e 91% das empresas consideram seu uso positivo

Fonte: Terra.com.br

Os últimos dois anos trouxeram um grande desafio aos empresários brasileiros: superar as dificuldades financeiras e resistir às limitações impostas pelo cenário de crise econômica. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação mostrou que empresários que investiram em equipamentos para realizar a leitura dos códigos de barra tiveram retorno positivo. Aliás, a automação comercial tem sido usada por muitos empreendedores como uma ferramenta positiva para aumentar a produtividade.

qrcodegb_thumb1_thumbQuase 81% dos produtos que circulam no país conta com código de barras. De acordo com a pesquisa, 91,6% das empresas que vendem diretamente ao consumidor final consideram o uso do código de barras positivo, auxiliando a alavancar o negócio. Um dos principais retornos está na gestão do negócio, pois 88% consideram que a tecnologia facilita a administração.

O Código de Barras simplifica o processo de gestão do estoque e da rastreabilidade do produto. É possível também que seja usado para aumentar o controle do Ponto de Vendas (PDV), especialmente quando integrado a um sistema de gestão. As principais vantagens são o aumento da segurança no processo de coleta de informações, a diminuição de erros e a melhoria da eficiência e rapidez no desempenho.

O futuro

Nove em cada dez consumidores do país já usam os códigos de barras nos estabelecimentos, sobretudo em terminais de consulta para checar preços – uma obrigação estabelecida por lei desde setembro de 2006. A expectativa é que, com o passar do tempo, as informações demonstradas nesses equipamentos possam ser ampliadas ao consumidor. Por exemplo, 88% dos clientes esperam que, ao menos, o prazo de validade seja incluído nessa demonstração.

Além dos códigos tradicionais, os códigos de barras 2D (QR Code) aparecem como outra opção para ampliar a gama de informações salvas em um código de barras, bem como as tags de RFID, que logo estarão disponíveis no mercado.

Confira, abaixo, outros benefícios sentidos pelas empresas que investem nos códigos de barras.

– Aumento da eficiência da cadeia de abastecimento
– Facilidade no acesso ao mercado de grande escala
– Redução da perda de vendas
– Aumento da velocidade de chegada dos produtos ao mercado
– Melhora do relacionamento com os consumidores: mais controle e mais satisfação
– Gerenciamento do estoque em tempo real

Poucos sabem, mas existem diversos tipos de códigos de barras, e cada um é utilizado para uma aplicação ou numa situação diferente. Dentre eles podemos destacar os mais comuns no Brasil:

gs1-128-code-128-gbnet-codigo-barras-ttf-380
O Código 128 é utilizado na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas – NFe e Danfes

fonte_codigo_barras_intercalado_2_de_5_ttf_febraban_gbnet-fw
Utilizado nos boletos de cobrança para agilizar os pagamentos de contas em bancos

ean13-gs1-codigo-barras-produto-gbnet-380-fw
O EAN 13 está presente em todos os produtos de prateleira comercializados no Brasil.

codigo_de_barras_para_caixas_pallet_dun_itf_gs1_14_gbnet_fonte_true_type
Este é o código de barras que identifica as caixas com uma certa quantidade do mesmo produto

Para saber mais sobre cada um dos códigos acima clique na imagem correspondente de cada código de barra ou visite a nossa loja on-line.

Se preferir entre em contato conosco:

logo gb desde 1995.fw
GB Network & Print
Transformamos Dados em Informação
TEL: (11) 5535-4857
EMAIL:
comercial@gbnet.com.br
skype: gbnetwork

Salvar

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>