Quais são os recursos novos, quando o Android 7.0 será lançado e quais aparelhos serão atualizados
O Android 7.0 Nougat chega aos smartphones e tablets a partir do final de 2016, trazendo mudanças significativas em relação ao Marshmallow.
Por dentro, ele ganhou otimizações para reduzir o consumo de bateria e dados, bem como melhorias no desempenho. Além disso, o novo doce herda algumas funções vindas de outros fabricantes, como o multitarefa aprimorado e uma interface de realidade virtual.
O que há de novo no Android 7.0? Eu testei o Nougat nas últimas semanas no Nexus 6P e conto as sete melhores novidades abaixo.
1. Central de notificações
A central de notificações ganhou uma interface mais condensada e aprendeu novos truques: você pode responder a uma mensagem diretamente do painel, sem precisar abrir o aplicativo, por exemplo. Além disso, é possível escolher entre seis níveis de alerta, desde o mais invasivo, que sempre vai te notificar e ainda colocar a notificação no topo da lista, até o bloqueio total da notificação.
Há uma barrinha de configurações rápidas persistente, que permite ativar ou desativar o modo avião, a lanterna ou o Bluetooth com um toque — alguns controles mostram informações adicionais, como o de dados móveis, que exibe o consumo de internet móvel. Assim como já era possível na Samsung e na LG, você pode trocar a ordem dos botões e adicionar ou remover alguns deles.
2. Menu de configurações
O menu de configurações do Marshmallow parece arcaico perto do Nougat. Você não precisa mais ficar entrando em cada item só para descobrir o consumo de internet móvel ou o espaço disponível no armazenamento interno: essas informações básicas são mostradas diretamente na tela principal.
E mesmo se precisar entrar em algum item, a navegação está mais prática: em qualquer tela de configurações, basta deslizar o dedo a partir da esquerda para abrir um menu hambúrguer, que lista todos os itens.
Há algumas configurações novas, como o tamanho da exibição, que modifica a forma como os menus, ícones, botões e outros elementos são mostrados na tela. Diminuir o tamanho da exibição deixa os itens mais juntinhos uns dos outros, reduzindo o respiro e aproveitando melhor o espaço da tela — uma boa ideia para quem está acostumado com o visual mais compacto do iOS.
3. Multitarefa
A função de colocar dois aplicativos dividindo a tela ao mesmo tempo já estava presente em alguns aparelhos da Samsung e da LG. Agora que ele também aparece no Android puro, é questão de tempo até que todas as fabricantes adotem o recurso.
Telas de smartphones não são muito grandes para permitir um multitarefa complexo de desktop, mas você pode fazer tarefas básicas, como uma anotação enquanto navega pelo Chrome ou assistir a um vídeo enquanto conversa pelo WhatsApp, por exemplo.
Mas a melhor novidade no multitarefa é o botão “Limpar tudo”. Não que todas as fabricantes do mundo já não tivessem incluído esse botão.
4. Daydream
A realidade virtual ainda está longe de se popularizar, mas o Android 7.0 Nougat pode dar uma bela ajuda com o Daydream. A plataforma do Google traz uma interface específica para ser controlada com seus óculos de realidade virtual e deve aumentar a oferta de aplicativos e jogosadaptados à tecnologia — que agora também serão curados e publicados pelo próprio Google.
Atualmente, a realidade virtual é suportada no Android por terceiros. Para utilizar um Gear VR, por exemplo, você precisa instalar uma loja da Oculus e baixar ou comprar os aplicativos compatíveis, que são pagos em dólares e não são exatamente baratos. Além disso, como a variedade dos jogos ainda é baixa, a realidade virtual acaba servindo como uma experiência super divertida, mas que logo acaba sendo deixada de lado, pelo menos no meu caso.
O Daydream vai ser adotado por Samsung, HTC, Huawei, LG, Xiaomi e outras fabricantes.
5. Economia de dados
Os pacotes diários de internet móvel vendidos pelas operadoras acabam num piscar de olhos, e o Android 7.0 Nougat vai permitir pelo menos duas ou três piscadas a mais. O modo de economia de dados restringe as conexões em segundo plano, além de avisar os aplicativos que você está querendo economizar seu pacote — dessa forma, o navegador pode carregar imagens sob demanda ou exibir vídeos de baixa resolução, por exemplo.
Também houve melhorias na função de economia de energia, o Doze, que pode entrar em ação sempre que a tela for desligada. Até o Android 6.0, ele detectava quando o smartphone estava inativo há mais tempo e reduzia o consumo de bateria, o que já dava uma bela ajuda. Agora, seu aparelho deve ficar ainda mais tempo longe da tomada.
6. Desempenho
Nova versão do Android sem promessa de melhorias no desempenho não é nova versão do Android, por isso, o Nougat traz mais novidades na performance.
Pelo menos três pontos serão melhorados:
- Para quem joga, a API Vulkan, que toma conta dos gráficos do Android, vai permitir um controle mais direto sobre o processador gráfico do aparelho. Ela está mais otimizada e os desenvolvedores vão poder criar gráficos mais realistas;
- Para quem possui um aparelho com pouca RAM, o Projeto Svelte, lançado no Android 4.4 KitKat, recebeu ajustes finos para diminuir o consumo de memória dos aplicativos em segundo plano. A tendência é que o sistema fique mais rápido e estável em conjuntos de hardware mais limitados;
- Para quem tem pressa, o compilador JIT (just in time) do Android está até 75% mais rápido para instalar os aplicativos e reduz o tamanho do código compilado pela metade.
7. Atualizações transparentes
As atualizações no Android 7.0 poderão ser parecidas com as do Chrome: elas serão baixadas em segundo plano e instaladas na próxima vez que você reiniciar o aparelho, sem aquelas telas demoradas de instalação que deixam qualquer um ansioso. Assim, você vai ficar sempre com a última versão do Android e nem perceber que ele foi atualizado.
A mágica será possível por conta da nova estrutura do Android, que contará com duas imagens de sistema. A primeira é a principal, que está em uso. A segunda é a cobaia que será utilizada para instalar a nova versão do Android em plano de fundo. Basta reiniciar o smartphone ou tablet e pronto, a segunda imagem se transforma na primeira. Simples assim.
Quanto chega e quais aparelhos receberão o Nougat
Os aventureiros que possuem Nexus 5X, Nexus 6, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player ou Pixel C já pode instalar o Android 7.0 Nougat Developer Preview 4. Basta acessar esta página e inscrever seu dispositivo no beta; você receberá uma notificação logo depois dizendo que há uma atualização disponível. Vale lembrar que não é possível voltar para o Marshmallow sem perder todos os dados, então faça um backup antes de continuar.
Na versão atual, a Developer Preview 4, as APIs já estão finalizadas e os desenvolvedores podem publicar aplicativos na Play Store compatíveis com o novo sistema. A quinta prévia deve ser liberada nas próximas semanas, e a versão final chega até o final do ano — há fortes indícios de que isso aconteça em setembro. Obviamente, quem tem Nexus recebe as atualizações primeiro.
Como o sistema não foi finalizado, as fabricantes ainda não divulgaram quais aparelhos receberão a atualização no Brasil. A exceção é a Lenovo, que prometeu, no lançamento dos novos Moto G4, que eles teriam não apenas o Android 7.0 Nougat, como também o futuro Android O. Por enquanto, nenhuma outra fabricante com atuação no Brasil confirmou a lista de modelos atualizados, então qualquer informação nesse sentido é apenas especulação.
Ainda assim, dá para ter uma estimativa de quanto tempo vai demorar até que você possa baixar o Android 7.0 Nougat no seu smartphone.
FONTE/AUTOR: Tecnoblog
Comentários Recentes