O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?

«

»

set 22

O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?

Dois novos aparelhos da linha Nexus, dois novos Chromecasts e algumas coisinhas mais

A imprensa internacional recebeu um convite do Google para um evento que acontecerá no dia 29 de setembro em São Francisco, na Califórnia. O convite promete “novas guloseimas saborosas”, provavelmente em referência ao lançamento do Android 6.0 Marshmallow, mas o evento deve abrigar muito mais do que apenas uma nova versão da plataforma móvel.

O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?, Google

Como estamos em 2015, poucos lançamentos são mantidos em segredo. Já foi descoberto que deverão ser apresentadas duas novas versões da linha Nexus, em atualização aos modelos de 5 e 6 polegadas comercializados atualmente. Outros rumores menores apontam para dois novos Chromecasts e mais atualizações de software. Reunimos nos próximos parágrafos o que pode aparecer na semana que vem.

Nexus 5X

Os possíveis modelos da linha Nexus começaram a ser vistos no mês passado, mas agora as informações já fazem mais sentido. Em vez de lançar um gigante de seis polegadas, dessa vez o Google pode apresentar dois modelos: o menor, Nexus 5X, feito pela LG, e o maior, Nexus 6P, feito pela Huawei.

Abaixo, é possível ter uma ideia de como será o Nexus 5X, cortesia do AndroidPIT e de um usuário do Google+ que já apagou o post. Como de praxe na linha G, a LG decidiu colocar o que parece ser um sensor infravermelho para melhorar o foco automático, assim como um flash duplo.

O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?, GoogleO Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?, Google

Segundo o site underKG, o dispositivo também será comercializado em uma versão com a traseira na cor menta. Também já é possível ter uma ideia das especificações graças ao usuário @OnLeaks no Twitter. Segundo ele, o Nexus 5X tem, possivelmente, corpo metálico e 9,8 mm de espessura.

Ainda segundo o OnLeaks, a tela tem 5,2 polegadas, o alto-falante fica na parte frontal, a conexão é feita pelo novíssimo USB tipo C e embaixo da câmera há um sensor de impressões digitais (sim!), provavelmente para acompanhar o suporte nativo ao recurso no Android 6.0.

Outras informações, menos confiáveis, divulgadas na rede de microblog chinesa Weibo, sugerem que o processador é um Snapdragon 808 (o mesmo do LG G4) e há 3 GB de RAM; a tabela ainda diz que a tela tem resolução 2K e que o sensor da câmera é de 13 megapixels, fabricado pela Sony.

O melhor de tudo: como aponta o AndroidPIT Brasil, o modelo que aparece na traseira da última foto, LG-H791, já foi homologado na Anatel. A descrição do dispositivo ainda aponta que ele pode ter suporte a dois chips, uma característica cada vez mais comum no mercado nacional.

Nexus 6P

O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?, Google

Também existe uma imagem do possível Nexus fabricado pela Huawei publicada por um usuário do Google+. A empresa decidiu usar uma construção que parece de metal, com uma lombada para a câmera e um flash LED. Assim como o Nexus 5X, também há um leitor de impressões digitais na parte traseira. A frente do dispositivo tem duas grades de alto-falantes.

Graças a alguém que entende que nem todo mundo tem mãos gigantes, o aparelho deverá chegar com tela de 5,7 polegadas, em vez das 6 polegadas do Nexus 6 fabricado pela Motorola. Com duas versões de diferentes tamanhos de tela, é provável que a linha Nexus tenha mais apelo para o consumidor comum.

O @evleaks ainda aponta que a tela tem resolução QHD (1440p) e o processador é o recém-lançado Snapdragon 820, que gasta menos energia e tem um desempenho melhor que o Snapdragon 810.

Segunda geração do Chromecast

De acordo com o 9to5Google, a gigante de Mountain View também deve apresentar uma segunda geração do Chromecast, dispositivo para streaming de mídia. Mencionado apenas como “novo Chromecast”, o dispositivo pode ter uma construção muito diferente da primeira versão. Observe na imagem (de baixíssima resolução) abaixo como ele parece um balão misturado com um disco voador (?).

O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?, Google

Uma das novidades pode ser o suporte a feeds na tela inicial. Você poderá, por exemplo, ler a timeline do Twitter ou outras redes sociais como uma espécie de tela de descanso no Chromecast, usando o recurso backdrop. Essa função, atualmente, serve para ver fotos bonitas e outras informações úteis, como o horário e previsão do tempo.

O 9to5Google afirma também que a conexão do Chromecast vai ficar mais rápida com o padrão 802.11ac de Wi-Fi. Assim, o Google pode implementar um recurso chamado Fast Play, que diminui o tempo de espera entre apertar o botão de Cast e a mídia começar a tocar na sua televisão.

Chromecast Audio

O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?, Google

Sem limitar o Chromecast à televisão, o Google também quer transformar qualquer porta de áudio com conexão 3,5 mm em uma central de áudio. Assim será possível conectar esse dispositivo na entrada de áudio do carro e tocar músicas via Wi-Fi pelo Chrome ou Android.

Segundo o 9to5Google, o funcionamento do Chromecast Audio é bem parecido com o do Chromecast atual. Múltiplos dispositivos podem ser conectados num mesmo ambiente e também deve ser possível sincronizar o mesmo áudio para vários alto-falantes diferentes. A Motorola faz algo parecido há um bom tempo, com o Moto Stream.

Como lembra o veículo, o Chromecast Audio não deve ser confundido com o Google Cast para Audio, que não é um dispositivo separado, mas sim um nome que o Google dá às caixas de som com suporte ao Google Cast. Ao comprar um dos modelos compatíveis, é possível ouvir suas músicas em outro lugar sem usar cabos.

Atualização no app do Chromecast e suporte ao Spotify

Por fim, o aplicativo do Chromecast também deve ser atualizado. Segundo documentos obtidos pelo 9to5Google, o aplicativo pode mostrar diretamente o conteúdo oferecido por aplicativos que suportam o Chromecast, como filmes e vídeos que provêm dos seus aplicativos instalados.

O Google vai fazer um evento no dia 29 de setembro. O que deverá ser apresentado?, Google

Além de uma nova interface (que nem dá pra ver direito na imagem acima), o aplicativo também deve receber uma seção para navegar por entre novos aplicativos que têm suporte ao Chromecast. E o Spotify deve anunciar no evento do Google que o aplicativo deles suportará o dispositivo (finalmente!).

Android 6.0 Marshmallow

A versão final do novo Android deve ser liberada no evento. Até agora, as novidades abrangem um novo sistema de permissões, melhor gerenciamento de energia, informações contextuais (Now on Tap), backup de aplicativos para o Google Drive e outros recursos menores, como uma gaveta de apps na vertical e melhorias internas. Veja todas as novidades aqui.

O evento do Google acontecerá no dia 29 de setembro, terça-feira, às 13 horas no horário de Brasília.

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>