O tempo passa e a tecnologia avança!

O tempo passa e a tecnologia avança!

Já coloquei aqui alguns posts sobre supercomputadores e como estão mais rápidos e com recordes de processamentos. Mas pelo outro lado, o que acontece com aqueles que um dia foram supercomputadores e hoje deixam a desejar ante a novas tecnologias? Lógico que são substituído não interessa onde estejam.

Em seu blog oficial, a Nasa anunciou o fim da era dos mainframes. A diretora de informática Linda Cureton anunciou o desligamento do último mainframe em atividade na agência, o IBM Z9. Em texto bem humorado, Linda descreveu a máquina para leitores mais acostumados aos tablets e smartphones como sendo “um computador grande, conhecido por ser confiável, disponível, seguro e poderoso”. A chefe do departamento de informática da NASA ainda relembra que começou sua carreira como programadora destas máquinas, “quando elas ainda eram descoladas”, avisa.

O tempo passa e a tecnologia avança!, supercomputadores, IBM 
IBM 360-95, o mainframe “ancestral” do Z9, instalado em 1969, era usado para resolver problemas em voos espaciais

Ela trabalhou diretamente com outro grande computador, o IBM 360-95, ancestral do Z9, que solucionava problemas para voos espaciais. “Hoje existe um aplicativo para isso”, brincou sobre a capacidade aritmética dos mainframes.

Mesmo não considerando esses computadores “tão ruins assim” para os tempos modernos, Linda reconhece que mudanças são necessárias e passa a bola dos mainframes pra frente, para negócios que dependem de transações de dados seguras. “Apesar da sua interface um pouco inflexível, essas máquinas são muito confiáveis”, pontuou. 

Fabio Martins para o TechBR

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.