Clientes compraram produtos em site e não receberam encomendas.
Pelo menos 30 pessoas caíram no golpe em Americana.
Uma empresa fantasma de Americana, a 127 km de São Paulo, causou prejuízo de mais de R$ 150 mil em golpes contra clientes de um site. A firma vendeu diversos produtos a pelo menos 30 clientes, mas não os entregou.
Há poucos dias, a loja virtual saiu do ar. E o supervisor de atendimento Rafael dos Santos não recebeu a máquina de lavar que comprou por R$ 908. “Os três telefones da loja, nenhum atende agora”.
O fotógrafo Oséias Ferreira já fez boletim de ocorrência. Ele desistiu da máquina fotográfica comprada no mesmo site. A negociação foi rápida até o pagamento. “A suspeita surgiu quando chegava o prazo da entrega. Outras pessoas começaram a reclamar na internet”, disse.
Muitos clientes não sabem o que fazer. Para a polícia, o cliente deve registrar ocorrência. “Automaticamente, ela será encaminhada para a delegacia de polícia competente para apurar e instaurar o inquérito policial”, disse o delegado José Carlos da Silva.
No Brasil, não há leis específicas que tratem de crimes pela internet. A dica ao consumidor é que faça as compras somente em sites de empresas conhecidas e sempre busque informações com outros internautas sobre a empresa.
FONTE/AUTOR: G1
Comentários Recentes