Internet está presente em 93% das empresas brasileiras »

«

»

maio 06

Internet está presente em 93% das empresas brasileiras

O acesso à Internet é uma realidade para 93% das empresas brasileiras com 10 ou mais funcionários. Já dentre as companhias com mais de 100 colaboradores, esse índice sobe para 100%.

Essas são algumas das principais conclusões da 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil – TIC Empresas 2009, conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

O levantamento analisou 3,7 mil empresas em todo o território nacional e traz informações sobre a penetração e uso da Internet nas empresas brasileiras, incluindo dados gerais sobre os sistemas TIC, governo eletrônico, segurança na rede, comércio eletrônico e habilidades no uso das TICs.

Em 2009, os resultados da TIC Empresas revelaram que o uso de computadores nas empresas brasileiras com 10 funcionários ou mais ficou estável em relação à edição passada da pesquisa, no patamar de 97%. Nas empresas com 50 funcionários ou mais, esse percentual atingiu 100%, assim como em 2008.

“De um modo geral, a pesquisa confirma a tendência das empresas brasileiras em adotarem rapidamente as inovações das Tecnologias de Informação e Comunicação”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Entre os destaques da TIC Empresas 2009 está o crescente percentual de empresas que oferecem acesso remoto ao seu sistema de computadores para os funcionários trabalharem fora das suas dependências: a proporção atingiu 25% das empresas com computador, crescendo 10 pontos percentuais em relação a 2006.

A adoção dos celulares corporativos também chamou a atenção no resultado: 65% das empresas declararam utilizar este tipo de tecnologia. A pesquisa registrou também o crescimento expressivo da conexão via celular ou modem 3G, que passou de 4% em 2006 para 10% em 2009.

A TIC Empresas 2009 indicou que 50% das empresas declararam que algumas funções que exigem especialistas em TI ou no uso de computador foram desempenhadas por fornecedores externos, um aumento de 11% nos últimos 4 anos. “Estes números confirmam a tendência crescente à terceirização dos serviços de TI por parte das empresas brasileiras”, diz Barbosa.

Conectividade

Um fator que chama a atenção é o número crescente de empresas que utilizam redes LAN sem fio, 41% citaram que adotam este tipo de conexão. “Este crescimento não deve ser lido como uma tendência à substituição das antigas redes com fio, e sim, como um movimento de uso concomitante de ambas as formas de conexão”, diz Barbosa.

Apesar da estabilidade na proporção de empresas que utilizam conexões DSL (60%), a tecnologia continua sendo o principal meio de acesso à Internet. A pesquisa também registrou o crescimento expressivo da conexão via celular/ modem 3G, que passou de 4% em 2006, para 10% em 2009, mais que o dobro no último ano.

Uso e presença na Internet

O percentual de empresas com website/página na Internet manteve-se estável com 51%. Ainda assim, a pesquisa demonstrou que a Internet está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas para o fornecimento de informações sobre os produtos e serviços, e cada vez menos para as transações comerciais propriamente ditas.

Em 2009, foram incluídas na pergunta as atividades: uso de mensagens instantâneas e de VoIP. Pouco mais da metade (54%) das empresas que usam Internet declararam utilizar a rede para a troca de mensagens instantâneas, e 20% para o uso de telefone ou vídeo-conferência sobre IP.

Controle de acesso e segurança

Da mesma forma que na edição anterior, 66% das empresas brasileiras com 10 ou mais funcionários possuem algum tipo de medida de restrição ao acesso de empregados a determinados tipos de páginas da Internet. As principais restrições registradas são aos: sites pornográficos (62%), sites de relacionamento (48%), sites de comunicação (41%) e e-mails pessoais (30%).

FONTE/AUTOR: Decision Report

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>