O Google vai mudar; veja as diferenças

«

»

maio 06

O Google vai mudar; veja as diferenças

Barra lateral organiza os resultados das pesquisas.
Algoritmo de buscas teve mais de 550 melhorias ao longo de 2009.

imprimir

A partir desta quinta-feira (6) e até o início da outra semana, o serviço de buscas do Google mudará seu visual e apresentará mais possibilidades de pesquisas para os usuários. As novidades começam pelo logotipo da empresa, mais simplificado, e se estendem à novas opções para encontrar quase tudo o que se deseja no site.

A mudança é fruto de atualização no algoritmo da empresa , que teve mais de 550 melhorias ao longo de 2009. A ideia com a novidade é oferecer diferentes formas de se realizar uma busca no mesmo lugar. Para isso, haverá uma barra na lateral esquerda da tela que oferecerá outras opções para encontrar algo relacionado à busca. Na opção “Tudo”, o usuário terá acesso a tudo o que for encontrado na internet. A mesma palavra pode ser procurada ao se clicar na opção imagens, vídeos, livros, notícias, blogs, atualizações, mapas e discussões, que serão apresentadas na mesma página.

Google muda para organizar as buscas dos usuários. Barra lateral é a novidade.Google muda para organizar as buscas dos usuários. Barra lateral é a novidade. (Foto: Divulgação)

A busca por imagens apresenta traz um refinamento ainda maior. Ao buscar um sapato de uma determinada marca, é possível pedir por fotos apenas com modelos da cor vermelha, por exemplo. Também pode-se solicitar, no caso da procura de imagens de uma personalidade, que as fotos relacionadas sejam apenas do rosto da pessoa. Ainda pode-se solicitar que a imagem seja um clipart ou um desenho feito à mão.

O usuário pode solicitar que o Google apresente notícias relacionadas ao que ele procura. Elas podem ser filtradas por mais recentes ou por dia, semana e mês. O algoritmo ainda mostrará o que está acontecendo em tempo real, inclusive no Twitter, como já acontece atualmente. Um gráfico mostra a quantidade de buscas sobre o tema ocorreram nas últimas horas. Acessar sites de compras ou pesquisar sobre livros seguem o mesmo padrão.

A pesquisa por imagens do Google permite até que se escolha as fotos pela cor.A pesquisa por imagens do Google permite até que se escolha as fotos pela cor. (Foto: Divulgação)

Ao pé da barra lateral haverá uma seção chamada “Something different” ou “algo diferente”, em tradução literal. Ela mostrará opções de pesquisa diferentes relacionadas ao mesmo tema que o usuário procura. No caso de pesquisar sobre a banda Rolling Stones, como ocorreu na demonstração do serviço, esta seção apresenta outras bandas do mesmo gênero musical como Led Zeppelin e Pink Floyd. O usuário precisa apenas clicar no nome delas para iniciar uma nova pesquisa. Em um primeiro momento, esta opção estará disponível apenas em inglês.

Inicialmente, as novidades estarão presentes em 37 línguas, incluindo o português brasileiro, facilitando o uso do site.

Fonte: G1

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>