Avaliação do Nokia N9

«

»

dez 06

Avaliação do Nokia N9

N9 tem construção impecável, tem ótimo hardware e sistema equilibrado

AVALIAÇÃO DA InfoLab

PRÓS – Boa capacidade interna; aparelho elegante; sistema intuitivo
CONTRAS – Não tem microSD; travou ocasionalmente nos testes
CONCLUSÃO – Aparelho com hardware excelente e ótimo design

Nokia N9, Avaliação do Nokia N9, N9 tem construção impecável, tem ótimo hardware e sistema equilibrado

Manusear o N9 desperta um misto de satisfação e melancolia. O smartphone tem belo design, hardware eficiente e um sistema operacional simples, bonito e fácil de usar, o Meego. O N9 é feito em peça única de policarbonato e para navegar por suas funções basta deslizar o dedo na tela. Com o movimento para os lados, alterna-se entre as três telas. Uma com atalhos para aplicativos, outra com os programas abertos, permitindo fechar ou trocar de app, e uma com agregador de mensagens e redes sociais. Um destaque da configuração é o chip NFC, que permite a troca de arquivos e dados ao aproximar o N9 de dispositivos compatíveis. A câmera de 8 MP faz ótimas fotos, mas não mantém o nível ao filmar em 720p. Compatível com HTML5, o navegador ignora Flash. O N9 tem vários aplicativos interessantes. Mas a oferta não deve crescer, já que a parceria entre Nokia e Microsoft sepultou as chances de surgirem outros smartphones com o Meego.

A principal vantagem do corpo de policarbonato em peça única é a excelente empunhadura que ele oferece. O manuseio do aparelho é muito confortável. Por outro lado, não é possível ter uma bateria extra para viagens e emergências. Ao contrário de outros modelos da Nokia, o N9 tem poucos botões. Em uma de suas laterais há os controles de volume e um botão, que pode ser usado para travar a tela e controlar a câmera. Na parte superior há uma entrada microUSB, uma conexão P2 e o cartão SIM. A carcaça do aparelho é motivo de orgulho para a Nokia, que divulgou a jornada completa de montagem do aparelho no YouTube (veja abaixo o vídeo, em inglês).

A tela de 3,9 polegadas responde bem aos toques e conta com uma resolução de 480 por 854 pixels. A nitidez da imagem e fidelidade das cores torna a reprodução de vídeo, fotos e games agradável. A GPU PowerVR SGX530 garante a execução multimídia sem engasgos. Os arquivos de vídeo suportados pelo player nativo são H.263, MPEG4-SP & ASP, H.264 BP/MP, WMV9 / VC-1 e Mkv. O player de música merece destaque por sua ótima interface, que exibe capas de álbuns, informações detalhadas do arquivo e sugere músicas semelhantes pela Ovi Música. Os arquivos suportados são AAC, eAAC, eAAC+, MPEG-1, MP3, WMA, AC-3 e FLAC. Ao contrário de outros modelos da marca, o N9 não conta com rádio FM.

A excelente tela proporciona uma das características mais marcantes desse aparelho. Em comunhão com o sistema, o uso de gestos a partir das bordas controla toda navegação do usuário. É possível alternar entre janelas abertas, abrir menus e fechar aplicativos. Por não ter nenhum botão frontal, é necessário que o usuário se habitue somente com a tela. Depois de pouco tempo o sistema de navegação chamado de Swipe se torna muito prático e funcional.
A câmera principal de 8 megapixels conta com flash LED e faz boas fotos. Tanto em ambiente externo como em situações de pouco luminosidade, o desempenho ficou na média para a categoria. A gravação de vídeo em 720p, mesmo a 30 quadros por segundo, não impressionou durante os testes do INFOlab. A câmera frontal para videochamadas fica em uma posição inusitada e não muito funcional. Ao contrário da maioria dos aparelhos, a Nokia decidiu instalá-la no canto inferior direito.

Nokia N9, Avaliação do Nokia N9, N9 tem construção impecável, tem ótimo hardware e sistema equilibrado

Para não deixar o usuário desamparado, o N9 traz bons aplicativos pré-instalados, como os de redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube e Facebook), Documentos (leitura de documentos Office, PDF e TXT), leitor de feeds, Dirigir e o Track & Protect, sistema anti-furto do site trackandprotect.com. O Skype completa a seleção de aplicativos, mas na versão para Meego não é possível fazer videochamadas como no Android ou iOS.

A entrada de texto é feita por um teclado QWERTY virtual, tanto na vertical como horizontal. As teclas tem bom tamanho e o layout favorece a digitação. A agenda do aparelho merece destaque por seu layout excelente e grande número de informações que se pode inserir para cada contato. Uma atualização de sistema adiciona o teclado Swype, que permite escrever com gestos no teclado.
A galeria de imagens conta com um visual simples, mas bastante eficaz e bonito. São exibidas 15 miniaturas por página. As fotos podem ser divididas por coleções, informações de geolocalização e por tags inseridas pelo usuário. Uma nuvem pode ser utilizada para navegar de um modo diferente e mais direto nas coleções.

A troca de arquivos por NFC é outro diferencial. O envio de uma foto ou vídeo para dispositivos compatíveis é bastante simples. No botão dedicado ao compartilhamento é possível selecionar a tecnologia para envio. Com o dispositivo compatível próximo, tudo que o usuário precisa fazer é tocar a tela para enviar o arquivo.

FONTE/AUTOR: Cauã Taborda e Airton Lopes da Info

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>