De volta à liderança?

«

»

out 27

De volta à liderança?

A NOKIA, além de apresentar seus novos smartphones com Windows Phone, mostrou que passou por uma reformulação radical e desponta novamente para tentar voltar à liderança do mercado de celulares, que possuiu durante anos.

O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, disse ontem no Nokia World em Londres, que a fabricante finlandesa de telefones celulares irá voltar a ganhar terreno no intuito de voltar à liderança do mercado mundial de celulare. O evento em Londres mostrou ao mundo uma nova Nokia.

Desde setembro de 2010, quando assumiu o cargo de CEO da empresa, o canadense Stephen Elop, no lugar do finlandês Olli-Pekka Kallasvuo, mostrou que a Nokia precisava e iria mudar. Alias parece que não ser finlândes foi o maior peso na escolha do canadense.

A Nokia tem muito a provar com os novos dispositivos, e precisa reconquistar os fãs que já teve pelo mundo. Os celulares, apresentados ontem, vêm com uma grande quantidade de perguntas interessantes. A Nokia pode sair da beira do abismo? Pode reassumiar a liderança do mercado mundial de celulares? O que pode fazer para diferenciar seu Smartphones com o Mango dos gostos de Samsung, Apple e HTC?

A maior fabricante de celulares do mundo, a Nokia viu sua participação no mercado despencar no último ano e passou por uma reformulação radical que, entre outros, a fez fechar fábricas, demitir milhares de empregados, mudar sua concepção de smartphones e celulares e até mesmo rever seu sistema, o Symbian. Agora sua maior parceira é a Microsoft com o Windows Phone, que espera alavancar seu sistema junto com os novos aparelhos top de linha da Nokia.

As reformulações chegaram até às designações dos aparelhos. Quem conhece a Nokia, sabe que a empresa Finlandesa costumava identificar seus aparelhos por combinações de letras e números como X2, N8, C3 e E7. Costumava. Passado. Agora há apenas duas designações que deverão ficar: Lumia e Asha (significa esperança em hindu. Os Lumia serão baseados com o OS da Microsoft e os Asha serão smartphones mais simples com o sistema Symbian, da própria Nokia.

As mudanças já estão aí, mas Elop conseguirá levar a Nokia de volta à liderança do mercado? Como fã e usuários dos produtos da Nokia, espero que sim, pois gostaria muito de continuar adquirindo seus produtos.

Fabio Martins para o TechBR

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>