Sony lança seus smartphones mais avançados no Brasil

Sony lança seus smartphones mais avançados no Brasil

A Sony, que pretende investir 500 milhões de reais no Brasil até 2014, está trazendo três smartphones avançados da linha Xperia para o país

 

O Brasil é a bola da vez para a Sony. A empresa começa a vender no país, daqui a duas semanas, três novos smartphones da sua linha Xperia NXT. Mas esse é só o começo. A empresa, que enfrenta dificuldades em outras regiões do mundo, pretende investir 500 milhões de reais no Brasil até 2014 para manter um crescimento anual de dois dígitos no país.

Sony lança seus smartphones mais avançados no Brasil, Sony, Smartphones, lançamentos
Os três smartphones da linha Xperia NXT (S, P e U), da Sony, rodam o sistema Android, mas têm tamanhos, recursos e preços diferentes

O anúncio da chegada dos novos smartphones ao Brasil e dos investimentos no país foi feito hoje, em São Paulo, pelo CEO mundial da Sony, Kazuo ”Kaz” Hirai. Ele deixa claro que o Brasil é o país com cenário mais favorável para a empresa. “Em outras regiões do mundo a economia anda devagar, a competição é duríssima e a valorização do yen japonês dificulta nossos negócios. Aqui, crescemos 65% em nosso ano fiscal de 2010 e 24% no de 2011”, diz ele.

De fato, em abril, a empresa divulgou no Japão que demitiria 10 mil funcionários. Parte deles estão em negócios que a Sony pretende vender para se concentrar nas áreas onde é mais forte, como imagem digital, áudio e computação móvel. Esse enxugamento é parte de um plano para recuperar a lucratividade depois de anos de prejuízos. Hirai diz que os cortes não vão afetar o Brasil.

Os três smartphones Xperia NXT são os primeiros no Brasil com a marca Sony. Até o ano passado, a empresa era sócia da Ericsson nessa área. Depois de comprar a parte dos suecos na Sony Ericsson, a companhia japonesa passou a se concentrar nos smartphones, deixando de lado os celulares mais simples. Esses três modelos foram apresentados no início do ano e já estão à venda na Europa.

 

Sony lança seus smartphones mais avançados no Brasil, Sony, Smartphones, lançamentos 
Sony Xperia S

Os três smartphones rodam o sistema Android, do Google, mas cada um se dirige a uma faixa diferente do mercado. O Xperia S é o carro-chefe. Tem tela de 4,3 polegadas e câmera de 12 megapixels. Também tem conexão sem fio NFC, que permite trocar informações com outros aparelhos próximos.

O NFC deverá se tornar importante, nos próximos anos, quando o uso do celular como meio de pagamento em lojas se tornar comum. O Xperia S cai custar 1.799 reais. Já o Xperia P é o modelo intermediário, com preço de 1.399 reais. Tem tela de 4 polegadas e câmera de 8 megapixels. Por fim, o Xperia U, mais simples, tem tela de 3,5 polegadas (o tamanho da tela do iPhone) e câmera de 5 megapixels.

A empresa também está divulgando o Sony Tablet(chamado, em outros países, de Sony Tablet S), que acaba de chegar às lojas no Brasil. “Ele completa nossa estratégia de quatro telas: TV, smartphone,tablet e notebook”, diz Carlos Paschoal, gerente geral de marketing da Sony Brasil. 

Em sua campanha publicitária, a Sony procura enfatizar a integração que existe entre esses quatro tipos de aparelho. É possível enviar filmes, fotos e músicas de um para outro por meio da conexão sem fio DNLA (também usada por outros fabricantes), que a Sony vem chamando de Sony Link. O slogan da campanha, “Joga aí!” faz referência a esse recurso.

As ações de marketing e publicidade devem absorver parte dos 500 milhões de reais que a Sony pretende investir no Brasil até 2014. O restante será usado para expansão dos pontos de venda, lançamento de novos produtos e ampliações na fábrica da empresa em Manaus. Osamu Miura, presidente da Sony Brasil, diz que a empresa já fabrica 67 produtos lá. “Estamos investindo agressivamente na fábrica”, afirma. “Nosso objetivo é dobrar as vendas no Brasil até 2014”.

FONTE/AUTOR: Exame.com

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.