Excel e os arquivos CSV: como abrir corretamente. Isso é quase um tutorial.

«

»

dez 08

Excel e os arquivos CSV: como abrir corretamente. Isso é quase um tutorial.

Às vezes as pessoas me falam que não conseguem abrir arquivos CSV no Excel; ou ainda, que conseguem mas o arquivo não aparece na formatação esperada.

CSV, Excel                 CSV, Excel

Vamos por partes. Primeiro vamos entender o que é um arquivo CSV. CSV é uma sigla inglesa que quer dizer ao pé da letra é: comma separated values, ou em português, valores separados por vírgulas. E aí começa a pegadinha.

Aqui no Brasil nós utilizamos o ponto (.) como separador de milhares para os número e a vírgula (,) para os decimais. Os americanos já adotaram outro padrão: a vírgula para os milhares e o ponto para os decimais. Ao escrevermos portanto o resultado da conta dois mil e onze dividido por dois, temos:

Nos Estados Unidos: 1,005.50.

No Brasil: 1.005,50.

Isso faz toda a diferença numa planilha Excel. E vai depender de algums configurações do seu PC.

Vamos voltar aos arquivos CSV. Como poderemos separar valores numéricos por vírgulas se o indicador de decimais no Brasil também é uma vírgula? A resposta é simples: aqui no Brasil e em outras localidades que utilizam a vírgula para os decimais, o CSV opera com ponto-e-vírgula (;) no lugar da vírgula.

Feita essa longa introdução, agora vou explicar como abrir corretamente os arquivos CSV no Excel. A primeira coisa é saber como está configruado em seu PC a região e lingua. Abra o Control Panel (Painel de Controle) e procure por Region and Language (Região e Língua). Em seguida clique em Additional Settings (Configurações Adicionais) e veja a formatação para os números. Lá estará bem claro qual o símbolo separador de decimais, símbolo para os grupos numéricos e o caracter para separação de listas. Se seu PC estiver configurado para Português (Brazil), independente de sua versão de Windows ser em Português ou não, os símbolos mencionados serão respectivamente vírgula, ponto e ponte-e-vírgula. (Criei esse post usando um PC com Windows em inglês; desculpem-me por alguma tradução incorreta quanto ao Windows e mais abaixo no caso do Excel).

Pronto agora abra seu arquivo CSV no Excel. Caso ele esteja na mesma formatação que seu Windows ele vai abrir corretamente, ou seja, cada campo de uma linha em uma determinada coluna. Mas se a formatação for diferente, provavelmente todos (ou quase todos) os campos aparecerão na primeira coluna da sua planilha. Como resolver isso?

Há 3 maneiras.

Método 1: abra o arquivo CSV num editor de texto e faça a substituição dos caracteres de separação. Esse método é o menos recomendado. Além de ser trabalhoso pode alterar de forma incorreta o conteúdo do arquivo, principalmente se houver frases pontuadas em alguns campos.

Método 2: Entre no Painel de Controle e altere as configurações regionais citadas nos parágrafos acima de modo que os separadores numéricos fiquem tal qual seu arquivo CSV. Depois abra normalmente o arquivo CSV no Excel que ele aparecerá da forma correta. Não esqueça de, em seguida, retornar as configurações do seu PC para o estado anterior. Aproveite para já salvar a planilha Excel no formato Excel para que o problema não mais se repita.

Método 3: Abra uma planilha nova no Excel (em branco). Clique em Data (Dados), Import External Data (Importar Dados Externo), Import Data (Importar Dados) e selecione o arquivo CSV que você quer abrir. Aparecerá uma caixa de diálogos de 3 passos. No primeiro passo você deverá informar que o arquivo é do tipo Delimited (Delimitado); no passo seguinte você deverá informar qual o Delimiter (delimitador) que deverá ser a vírgula (comma) ou o ponto-e-vírgula (semicolon). Finalmente no terceiro passo (opcional) você pode informar o tipo de formatação de cada coluna da tabela importada. Pronto: seu arquivo CSV está pronto para uso. Assim como no passo anterior, não esqueça de salvar o arquivo Excel.

Fácil? Tanto faz, espero que tenha sido útil!

Até a próxima dica!

Alexandre Tauszig para o TechBr

Textos Relacionados:

21 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Renato

    Muito obrigado.

  2. Erika

    Muito útil o seu post! Ajudou bastante! Obrigado!

  3. Carlos

    Valeu!

  4. Egon

    Muito bem escrita a explicação. Parabéns pelo texto, pela forma pratica e direta de ensinar. Muito útil, me ajudou bastante!

  5. karolina

    obrigada pela ajuda 😉

  6. Lucas Gouveia Benvenutti

    Show de bola hein? Ainda bem que o google me trouxe para o seu post.

    Achava estranho, abria o .csv normalmente utilizando o excel ou apenas executando o arquivo.
    Quando tentava abrir pelo VBA os dados vinham em coluna singular.
    Malditas convenções não globalizadas;;;
    ABS!!!!!

  7. Barlo

    Perfeito, funcionou certinho. Excelente tutorial, bem explicado.

  8. Ana Paula Mendes Silva

    Ajudou bastante mesmo!!! Muito obrigada!!! =]

  9. PAULA

    SENSACIONAL, MUITO BEM EXPLICADO! OBRIGADA!

  10. Ale

    Muito obrigada!!!
    Esse post me ajudou muito!

  11. Alexandre

    Muito bom!! Ajudou bastante. Obrigado!

  12. tamara

    o Método 3 deu certinho.. obrigada!

  13. Denis

    Obrigado. Resolveu meu problema.

  14. dina

    obrigada , usada a 3ª opção

  15. Rafael Silveira da Rosa

    Obrigado! Foi de grande valia tua ajuda. Usei a terceira opção e também descobri que tem uma forma similar de importar o .CSV através de “Dados >> Nova Consulta >> Do Arquivo >> Do CSV” no Office 365. Abraço!

  16. Proprietário

    Olá Rafael!
    Obrigado pelo seu comentário e pela cia adicional!
    Abraços,
    Equipe TechBR

  17. Carolina de Carvalho Rettore

    Vei, ficou ótimo, era exatamente o que eu precisava, e ficou muito bem explicado
    Obrigada por existir, pessoa.

  18. Fábio

    Muito Obrigado!! É de pessoas assim que o mundo precisa!!

  19. Wilson

    Resolveu o meu problema, obrigado!

  20. Marcio Zotelli

    Show de bola parabéns. Não conseguia importar os contatos nem a pau. Abri o arquivos e salvei ai deu certo. Parabéns.

  21. Luzimar Carpinter

    Muito bom o artigo, apesar de estar um pouco antigo a versão do excel, o conceito continua o mesmo. Obrigado me ajudou muito!!! 😉

  1. Aprendendo a manusear o Geotechnical Module no AutoCAD Civil 3D | Autodesk InfraBrasil

    […] NOTA: Caso seus furos tenham caído fora da área do terreno, isto pode ser devido às configurações regionais de seu computador. Recomendo o tutorial de compatibilização entre configurações regionais, Excel e arquivos CSV da TechBR. Para abrí-lo, clique aqui. […]

  2. Aprendendo a manusear o Geotechnical Module no AutoCAD Civil 3D | Mundo AEC - Autodesk

    […] NOTA: Caso seus furos tenham caído fora da área do terreno, isto pode ser devido às configurações regionais de seu computador. Recomendo o tutorial de compatibilização entre configurações regionais, Excel e arquivos CSV da TechBR. Para abrí-lo, clique aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>