Substitua leitora ótica por software para corrigir provas e vestibulares

Substitua leitora ótica por software para corrigir provas e vestibulares

Muitas instituições de ensino, universidades, faculdades, escolas e empresas ainda utilizam equipamentos antigos de leitor ótico (LC3000 ou LOHS) para conseguir fazer a leitura de marcações através de OMR.


Para quem não conhece, o OMR é uma tecnologia de reconhecimento de marcas em formulários pré impressos, utilizado em equipamentos antigos para ler marcações e fazer correções de gabaritos de provas.

Esse método ultrapassado de fazer a leitura com leitoras óticas é antigo e possui muitas desvantagens:

  • os equipamentos são caros e são dedicados a fazer apenas essa função, caso pare de funcionar você fica na mão;
  • o custo de manutenção preventiva é alto;
  • e para fazer a criação das folhas de respostas e gabarito das provas, você depende de uma gráfica o que gera mais custo ainda.
  • outra desvantagem é o tipo de tecnologia que permite capturar apenas marcações feitas com canetas e com o preenchimento total da bolha de marcação, causando mais problemas no processo de leitura;
  • depois que o processo é finalizado são poucas as opções de formato de arquivos de exportação.

Testamos algumas soluções do mercado para automatizar a correção de provas. De todas o software Remark Office OMR foi a que melhor atendeu e entregou o resultado esperado. Em nossa análise o software tem inúmeros benefícios se comparado com antigo sistema de leitoras óticas, suprindo todas as desvantagens desses antigos equipamentos.

Como funciona??

O software é instalado em um computador (notebook ou desktop comum). As folhas de respostas da prova são criadas em qualquer editor de texto e impressas em em papel sulfite branco em qualquer impressoras laser ou jato de tinta.

O processo de correção é de igual simplicidade: digitalizamos as folhas de respostas preenchidas,  utilizando qualquer multifuncional ou scanner. O resultado dessa digitalização (arquivo de imagem) é processado no software Remark, que estará configurado para processar corretamente essas folhas de respostas, e assim, identificar corretamente todos as marcações (que podem ser feitas a lápis ou caneta), extraindo assim as respostas.

Após finalizar o processamento das folhas, o sistema te apresenta informações referente as exceções, como por exemplo, o aluno que marcou duas vezes ou deixou de marcar uma resposta da questão.

Na próxima etapa a ferramenta faz a correção, gera diversos relatórios e exporta para diversos formatos diferentes, o que permite a integração com praticamente qualquer sistema de educacional ou de gestão do mercado.

Para conhecer a ferramenta do Remark, entrem no site http://remarkoffice.com.br

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.