Novo supercomputador da Fujitsu tem 23,2 petaflops de processamento »

«

»

nov 08

Novo supercomputador da Fujitsu tem 23,2 petaflops de processamento

Na semana passada, a Fujitsu , em parceria com o laboratório de pesquisas Reiken, divulgou que o supercomputador K, o primeiro na lista de Top 500 computadores mais poderosos do mundo, quebrou o próprio recorde de processamento, ultrapassando a marca de 10 quadrilhões de cálculos por segundo. Hoje, a empresa anunciou um novo supercomputador que é capaz de quebrar o mesmo recorde mais uma vez: ele se chama PRIMEHPC FX10.

supercomputador, fujitsu, Novo supercomputador da Fujitsu tem 23,2 petaflops de processamento 
PRIMEHPC FX10, da Fujitsu, tenta ganhar o posto de computador mais poderoso do mundo  (Foto: Divulgação)

A marca exata em que o supercomputador K chegou foi 10,51 petaflops, mas o PRIMEHPC consegue, em teoria, alcançar até 23,2 petaflops de processamento. O novato, no entanto, não tem seu nome figurando na lista dos Top 500 supercomputadores porque precisa antes passar pelo benchmark oficial usado em todos eles. Depois disso, e se ele conseguir mesmo alcançar algo além de 10,51 petaflops, a máquina passará a ocupar o primeiro lugar.

Ainda assim, a Fujitsu revelou que pretende começar a comercializar unidades do K, que tem 854 racks e usa mais de 88 mil processadores diferentes, ainda esse ano. Já o início das vendas do PRIMEHPC FX10, que tem 1.024 racks e mais de 98 mil processadores, acontecerá em janeiro do ano que vem e a empresa planeja vender 50 deles ao longo dos próximos 3 anos.

Junto do PRIMEHPC FX10, a Fujitsu lançou também o novo processador responsável pelo incrível poder dele. Chamado de Sparc64 IXfx, ele tem 16 núcleos diferentes, capacidade de até 236 gigaflops e roda a 1,86 GHz de clock.

FONTE/AUTOR: Fujitsu via Techtudo

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>