Aumento de impostos: comprar smartphones e tablets no Brasil pode ser mais caro em 2015

Aumento de impostos: comprar smartphones e tablets no Brasil pode ser mais caro em 2015

Neste ano, a Black Friday bateu todos os recordes de vendas. Como sempre, os smartphones e tablets foram os produtos mais procurados. Afinal, todos gostamos de um celular novo. Infelizmente, a partir do próximo ano, talvez sejamos obrigados a gostar um pouco menos. E a culpa será de um velho inimigo de quem ama eletrônicos no Brasil: os impostos.

Aumento de impostos: comprar smartphones e tablets no Brasil pode ser mais caro em 2015, mercado, tablets, smartphones

A intenção é aumentar os tributos PIS e Cofins sobre os produtos importados. Logo, alguns gadgets que não são fabricados no Brasil serão diretamente afetados. E, mesmo os que são manufaturados em território nacional sofrerão, indiretamente, com esse reajuste. Afinal, muitos dos componentes essenciais para montar um smartphone e tablet simplesmente não têm fábrica em nosso país.

Atualmente, pagamos 7,6% do Cofins e 1,65% do PIS em importações. No começo do ano, oMinistro da Fazenda Guido Mântega propôs o aumento dessas tarifas. Como era uma medida impopular, a presidente Dilma Rousseff vetou a medida em ano eleitoral.

Os cofres públicos, porém, registraram um déficit primário de 20,4 bilhões de reais em setembro. Por não ter conseguido fechar as contas, o atual governo mandou para o congresso uma proposta para reduzir a meta do superávit primário de 2014.

Essa medida, porém, exige uma alteração na lei de Responsabilidade Fiscal, o que é algo bastante burocrático e difícil de ser feito. Logo, o plano mais fácil é aumentar os impostos egarantir cerca de 8 bilhões de reais para o bolso dos cofres públicos.

FONTE/AUTOR: Tudocelular

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.