Chineses criam segundo supercomputador mais rápido do mundo »

«

»

jun 02

Chineses criam segundo supercomputador mais rápido do mundo

Pesquisadores chineses criaram um supercomputador considerado o segundo mais rápido do mundo, superando os sistemas japonês e europeu e situando um compromisso da China de estar na vanguarda da ciência e da tecnologia.

O Dawning Nebulae, montado no Centro Nacional de Supercomputação, na cidade de Shenzhen, atinge uma velocidade de 1.27 petaflops – o equivalente a mil trilhões de operações matemáticas por segundo, de acordo com o último ranking dos 500 computadores mais rápidos, divulgado nesta segunda-feira pela Conferência Internacional sobre Supercomputação, em Hamburgo, na Alemanha. Usa chips da Intel e Nvidia.

Supercomputadores são usado em pesquisas científicas e de engenharia para problemas diversos como simulações climáticas e design automotivo. Foram criados nos anos 60 nos Estados Unidos, país que ainda investe agressivamente em sistemas de computação super-rápidos.

A máquina chinesa, segundo o jornal The New York Times, é atualmente considerada teoricamente a mais rápida quando atinge o pico da performance, mas menos significante em testes padrões médios de velocidade.

O supercomputador mais rápido ainda é o Cray Jaguar, baseado no Laboratório Nacional Oak Ridge, no Estado americano do Tennessee. Em novembro de 2009, atingiu 1.75 petaflops.

Os Estados Unidos dominam a área de supercomputadores e são o país com mais máquinas – 282 – entre as 500 mais rápidas. Em novembro, quando foi feito o outro ranking, eram 277. No entanto, o país vem sendo rapidamente desafiado pela China, que pretende apresentar ainda este ano o supercomputador mais rápido do mundo, construído apenas com componentes chineses.

 

FONTE/AUTOR: Terra

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>