A Google acabou de lançar o Android 5.0, e a nova versão do sistema não para de nos surpreender. Além de fluido e lindo, o Lollipop ainda vai preservar a segurança de seu smartphone ou tablet. A nova versão desse sistema móvel veio com a opção de uma trava virtual para situações de perda ou roubo de aparelhos com Android.
Muitos usuários já tiveram o desconforto de esquecer seu smartphone em algum lugar. Ou, pior ainda, ser furtado ou assaltado. Além da perda do bem precioso, você ainda perde suas informações pessoais como contas, contatos e fotos. Para tentar remediar essa situação, a Google habilitou o recurso kill switch no novo Android Lolipop.
Com essa ferramenta, você deixará seu dispositivo inutilizável após perda ou roubo. Você só precisará acessar a internet e, a partir de um computador, travar o seu Android. Dessa forma, poderá rastreá-lo para tentar recupera-lo. E, caso não consiga, poderá dar um comando que vai apagar todas as suas informações do aparelho, preservando dessa forma a sua privacidade.
Caso o seu aparelho não seja atualizável para o novo Android, não se preocupe. A Google está desenvolvendo uma ferramenta chamada Factory Reset Protection. Dessa forma, caso alguém roube o seu aparelho, não conseguirá restaura-lo para as configurações de fábrica originais. Logo, você ainda vai poder rastrear o seu dispositivo para apaga-lo em seguida. Infelizmente, essa ferramenta vai depender da distribuição das fabricantes nesses Androids mais antigos.
Voltando ao Android 5.0, ele não vai contar apenas com o kill switch para proteger o usuário. Haverá também uma segunda camada de proteção. Os aparelhos com essa edição do sistema virão com encriptação dos dados do usuário já ativada por padrão. Dessa forma, hackers não conseguirão acessar os seus arquivos armazenados, como fotos ou vídeos, mesmo se conseguirem invadir o sistema.
Infelizmente, apenas a encriptação de dados é automática. O kill switch não veio ativado por padrão. Dessa forma, essa útil ferramenta deverá ser habilitada manualmente pelo usuário. Esperamos, portanto, que ao menos as fabricantes tragam o recurso ativado de fábrica, tornando-o verdadeiramente útil para as horas de sufoco para quem ama seu smartphone ou tablet.
FONTE/AUTOR: Tudocelular
Comentários Recentes