Estava eu, tranquilo em casa, quando minha esposa falou: “o Xoom travou! A tela está congelada e não consigo fazer nada.”
Olhei o tablet e constatei, pela primeria vez desde que compramos o Xoom, que ele estava mesmo travado. Não obedecia a nenhum comando ou toque de tela.
Se você está passando pela mesma situação, não se preocupe! Provavelmente o seu tablet não pifou nem morreu.
O tablet Motorola Xoom é um dispositivo eletrônico como outro qualquer, e por isso não está imune de travar ou não responder a algum comando. O mesmo acontece com computadores e aparelhos celulares, e o que fazemos nesses casos é “forçar” o desligamento dos mesmos. Se fosse um aparelho celular, por exemplo, bastaria apenas abrir a tampa traseira, tirar a bateria e recolocá-la, para que em seguida o aparelho voltasse a funcionar.
Mas no Xoom, como em outros tables, as coisas são diferentes, e não vai resolver segurar o botão de Liga/Desliga (On/Off), como costumamos fazer quando o nosso computador trava. Também não adianta enfiar um clipe em qualquer um dos buracos, pois não é assim que você vai conseguir destravar o seu tablet.
O que vamos mostrar nesta dica é o chamado Soft Reset, que é diferente do Hard Reset, utilizado para limpar os dados do tablet. O Soft Reset, como o nome diz, nada mais é do que uma reinicialização do sistema operacional, no caso o Android.
Para dar esse RESET no Xoom, quando ele está totalmente inoperante, basta seguir os passos abaixo.
- Pressione o botão “Volume up”:
- E pressione ao mesmo tempo o botão “On/Off”:
- Segure os 2 botões pressionados e espere de 3 a 5 segundos para que o aparelho seja reiniciado:
Pressionando os botões “Volume” e “On/Off”, respectivamente
Pronto! Seu Xoom será reinicializado e em poucos segundos estará novamente pronto para ser utilizado. E o melhor: nenhum dado, configuração ou aplicativo foi perdido com este procedimento.
LM para o TechBR
40 comentários
Pular para o formulário de comentário
Muito obrigada pela dica. Já estava me desesperando aqui!
Legal Valéria! Fico feliz que tenha lhe ajudado!
Abraços,
LM
No meu caso eu fiz isso já várias vezes mas minutos depois ele trava novamento… Arg! acho que vou ter que levar na autorizada mesmo.
Olá Marcello.
No meu caso, o travamento no Xoom ocorreu uma única vez e o procedimento acima funcionou.
Já no seu caso acho que o problema parece ser mais sério do que uma simples tela congelada. Vc percebeu se esses travamentos começaram a ocorrer após vc ter instalado algum aplicativo? Se sim, um teste que vc pode fazer antes de levar a uma assistência técnica é remover esse aplicativo do seu XOOM e ver se os problemas somem.
Abraços,
LM
Ótima dica ! Obrigado !!!!
muito obrigado otima dica que muito poucas pessoas sabem!!eu era uma rs!! valeu
show !!!
Poxa, passei mais de 12 horas esperando o XOOM voltar ao normal, então me apavorei e resolvi pesquisar no Google. Fui direto no seu link e meu problema foi resolvido. Faço questão de agradecer, pra que vejas que tudo que postamos na net é de utilidade pública!! Problema de 12 hrs resolvido em menos de 1 minuto. kkkkkkkk Passou o susto.
Obrigado Jackson e demais leitores pelos comentários acima. Ficamos muito felizes de ver que, compartilhando nosso conhecimento e descobertas, conseguimos ajudar outras pessoas.
Abraços a todos!
LM e equipe do TechBR
Obrigado pela maravilhosa dica. Também esperei que o aparelho voltasse ao normal após algumas horas … tolinha.
Abraço a todos.
Já estava tendo um treco aqui..o meu já congelou umas 4 vezes e fiquei deesperada! Megaaa obrigado pela dica!
Legal Milene! Fico feliz que tenha funcionado pra vc!
Abraços,
LM – TechBR
Meeeeu, muio obrigado.. achei que tinha ido pro pau meu xoom..
vlww obrigado mesmo
Muito Bom!… Camarada… valeu pela dica! Você vai pro céu!
socoroooo!!!meu tablet xom 2 nao quer ligar ,ja pressionei o volume e o On/Off e mesmu assim nao deu ele so da uma piscadinha e a tela fica preta.me ajuda!!!!!
Olha só, apenas quero agradecer pela dica… Estava com esse problema aqui. Resolvi pela sua dica! Meu filho já estava decepcionado, pois fazia apenas um mes que tinha ganho de presente! Muito obrigado… São atitudes dessa natureza que fazem com que tenhamos confiança nas pessoas (ao difícil nos dias de hoje!)
Continue a dar dicas dessa natureza que nos ajude em nosso dia a dia com esses aparelhos!
Obrigado!!! Mesmo!!!
Franzé Oliveira
Meu xoom 2.10` não completa a inicialização, trava no logomarca Motorola. Já fiz o processo de reset várias e nada acontece. Alguém poderia me ajudar?
Cara, o meu travou na tela de inicialização assimq vc liga o aparelho, fica aquele “M” da motorola e inicia. O que devo fazer??
Dica simples e eficaz, parabén e obrigado.
Ja tentei este procedimento e varios outros e nao adiantou. Nem sinal de vida…. Help me, please!!!!
Ola Alexandre,
Se a sequência não fucionou e você tem certeza que a bateria do tablet está carregada, então sugiro que leve o aparelho para uma assistência técnica autorizada.
abraços,
LM – Tech BR
Simplesmente uma dica “loca de especial”, Sou eternamente grato.
Graças a Deus!!!!!!agradeço a vcs
Meu xoom 2 travou quando fui desligalo e agora fica a tela de deseja desligar, já tentei o procedimento e não deu certo. alguém poderia me ajudar por favor?
Muito obrigado por compartilhar essa dica ,me tirou do estado de panico rsrsrsrsr ,pensei que era um vírus(o aparelho é da empresa onde trabalho)
Se o procedimento não deu certo, recomendo vc entrar em contato com o suporte da Motorola ou levá-lo numa assistência técnica autorizada.
Boa sorte,
LM – TechBR
Valeu!!!! Muito Obrigada, estava muito chateada achando que tinha perdido meu XOOM, showwwww
O meu xoom travou, e quando reinicio ele pressionando o up e ON/off ele volta a funcionar e apos alguns minutos volta para a tela que fica piscando o simbolo da motorola. Alguem PORFAVOR pode me ajudar?
Olá Wilson,
no seu caso parece que tem algo mais errado que o reset do Android não está resolvendo.
Minha sujestão seria fazer as seguintes tentativas, na ordem abaixo:
1. Verificar se esse problema de travamento começou a ocorrer depois que instalou um novo aplicativo/jogo. Se sim, então recomendo desisntalar o aplicativo e ver se o resolve;
2. Se não, remover outros aplicativos/jogos que vc não usa ou usa pouco. Reiniciar o Android do XOOM e verificar se o travamento para.
3. Se os passos acima ainda não sanaram o problema, então vc terá de partir pra uma ação mais severa: Fazer uma recuperação de fábrica do XOOM/Android. Este procedimento encontra-se geralmente dentro de “Configurações” em um dos submenus e geralmente a opção chama-se “RECUPERAR PARA O PADRÃO DE FÁBRICA” ou algo similar. ATENÇÃO: ESTE PROCEDIMENTO IRÁ APAGAR TODOS OS SEUS DADOS E APLICATIVOS, SENDO ASSIM FAÇA ANTES UM BACKUP DAS SUAS INFORMAÇÕES!
4. Se nada disso resolveu, então minha recomendação é contactar o suporte da Motorola no Brasil ou levar o tablet a uma assistência técnica autorizada da Motorola.
Abraços e boa sorte!
LM – TechBR
olá,meu tablet não quer ligar ele acende a luz verde (que acusa que esta carregado) mais eu tentei ligar e a tela não acende, o que devo fazer ??? …me ajudem por favor
Ola Ana!
Você já tentou pressionar e segurar o botão de liga/desliga por mais tempo, pra ver se ele liga?
Se sim e não surtiu resultado então provavelmente o problema é físico (em algum componente do aparelho), podendo ser algo simples como um mal contato no botão de liga/desliga ou algo mais sério como a tela que pode ter parado de funcionar.
Se o teste acima não funcionar, recomendo levar o tablet a uma assistência técnica autorizada do fabricante para avaliação.
Boa sorte.
LM – TechBR
Ajudou muito ! Obrigada !
Poooooor favor me ajudaa, nn consigo ligar meu tablet, ja fiz de tudo, ja reseteei, apertei todos os botões e nada ssempre trava na logo da motorola.. só sai quand descarrega.. oq faço pf me ajudaa !
Bom dia Erica.
Se o procedimento descrito nesse post não deu certo, isso significa que o problema é um pouco mais complexo. Me parece que alguma Aplicativo corrompeu ou danificou a inicialização do Android ou talvez algum componente do tablete esteja com problema. Infelizmente no seu caso, não vejo outra saída a não ser entrar em contato com o suporte da Motorola ou levá-lo numa assistência técnica autorizada.
Boa sorte,
LM – TechBR
Obrigado, eu sempre esperava a bateria acabar, meu xoom de uns 2 meses para cá tem congelado muito, já formatei e não adiantou, sabe oq pode ser? grato.
Olá Rodrigo,
se você já restaurou pro padrão de fábrica e ainda continua congelando e travando então o problema pode ser hardware… 🙁
Neste caso sugiro levar o tablete para uma assistência técnica autorizada.
Boa sorte!
LM – TechBR
Boa tarde!
Por favor, estamos novamente com um problema com nosso tablet Motorola Xoom 2 edition com um problema: Ele parou de repente de aceitar o touch. Ele liga normalmente, ficando a espera de tocarmos na chavinha de desbloqueio. Quando tocamos não acontece nada. Tivemos esse problema no final de 2014 e a grande maioria dos técnicos afirmava que era preciso trocar a tela do tablet.
Como era muito caro deixamos o aparelho de lado até encontramos aqui um “Técnico”, que resolveu o problema(segundo ele), trocando a ROM do tablet. Ele disse que demorou muito a achar uma Rom que fosse compatível. Entrou até num site da China para encontrar e bla. blá blá! Eu sei **que deu certo e o tablet funcionou, voltando a aceitar os toques** . Oito (oito) meses depois, ele votou a apresentar o mesmo problema. Vocês poderia me ajudar, pois o “Cara” mudou-se da minha cidade e não conseguimos mais encontrá-lo! Vocês poderiam ajudar-me com esse problema. Mandando essa ROM para eu instalar? Agradeceria muito. OBS: Esse tablet NUNCA SOFREU QUEDA, ESTÁ COMO NOVO!
Desde já meu muito obrigado!
Tanto tempo passou desde sua publicação e continua salvando tablets, ou vidas kkkk
Valeu, obrigada!
Meu filho só está com o tablet há uma semana, e quase ficamos assustados kkkk
Olá Shirley!
Fico feliz que depois de tanto tempo esse post ainda ajude pessoas a resolver seus problemas!
Abraços,
LM
TechBR
Realizei os procedimentos por meio dos botões e não funcionou