Um dos grandes lançamentos da Sony na IFA 2016 foi o Xperia XZ, sucessor direto do Xperia X Performance, que apesar de trazer o mesmo chipset de antes, conta com design renovado fugindo um pouco do que foi visto na linha Xperia Z por anos. Seu corpo é de metal como antes, mas ganhou mais curvas e alguns pequenos detalhes que mostram um maior capricho por parte da fabricante japonesa.
Mais elegante e com ergonomia melhorada
O vidro que cobre a parte frontal é ligeiramente curvo, algo que as empresas gostam de chamar de vidro 2,5D. De acordo com a Sony, esta mudança gera uma curvatura perfeita com a lateral em metal do aparelho, ampliando a ergonomia para tornar o uso mais agradável. E assim como nas gerações anteriores, não há botões físicos ou capacitivos na parte frontal abaixo da tela, onde apenas vemos um segundo alto-falante que aliado com o que é encontrado acima da tela entrega um som estéreo ao usuário.
Na lateral temos o botão de energia que abriga o leitor biométrico. A Sony revela que o seu sensor é capaz de ler a digital do usuário em milissegundos, sendo um dos mais rápidos do mercado. A novidade foi anunciada em três cores: Forest Blue, Platinum e Mineral Black. Todas apelam para acabamento brilhante para reforçar o corpo de metal bem construído do aparelho, deixando claro que estamos diante de um produto premium.
Poderosa câmera com sensor triplo
O Xperia XZ conta com poderosa câmera de 23 megapixels, mas seu grande diferencial está no uso de três sensores que prometem capturar imagens com mais cores e melhor nitidez. Além de um sensor Exmor RS de 23 megapixels, Sony adicionou dois auxiliares: um RGBC-IR, que emite infravermelho para ajustar o balanço de branco e melhorar a precisão das cores; e um sensor de foco por laser, que detecta o objeto a ser fotografado mesmo em condições de baixa iluminação.
Claro que as novidades não estão apenas no hardware. Sony também realizou melhorias no software para que a câmera detecte os variados tipos de fotos (noturnas, macro ou até corrida) e realizar todos os ajustes necessários. Além disso, o usuário poderá realizar ajustes manuais para controlar a velocidade do obturador, que com a ajuda do autofoco híbrido irá ajustar rapidamente o objeto em movimento. Ao tirar uma foto de alguém andando de bicicleta, por exemplo, o Xperia XZ saberá onde realizar o foco para ter a imagem mais nítida possível.
Mesmo hardware de antes?
O Xperia XZ traz especificações parecidas com seu antecessor, o Xperia X Performance. No entanto, aqui temos uma tela maior com 5,2 polegadas mas com a mesma resolução Full HD de antes. Outra mudança está no vidro usado que cobre a tela, sai o Dragontail e entra o famigerado Corilla Glass 4. O chipset é o mesmo Snapdragon 820 com CPU quad-core e GPU Adreno 530.
Em termos de memória, o Xperia XZ vem em duas versões 3 GB com 32 GB de armazenamento, mas com suporte a apenas um chip. Sony também vende uma versão dual-SIM em alguns países que oferece o dobro de armazenamento. Com relação à bateria há uma boa notícia: o novo smartphone da empresa oferece 2.900 mAh contra 2.700 mAh do anterior, o que promete uma melhor autonomia.
Sony Xperia XZ
Especificações técnicas:
-
Tela IPS de 5,2 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080)
-
Chipset Snapdragon 820 com quatro núcleos de processamento e clock de 2,15 GHz
-
GPU Adreno 530
-
3 GB de memória RAM
-
32 GB de armazenamento interno com entrada para microSD de até 256 GB
-
Câmera principal de 23 megapxiels
-
Câmera frontal de 13 megapixels
-
Leitor de impressões digitais
-
Porta USB-C
-
Bateria de 2.900 mAh
-
Android 6.0.1 Marshmallow
-
Certificação IP68 de resistência à água e poeira
Preço e disponibilidade
A pré-venda do Xperia XZ, que chega apenas na versão single SIM, terá início no dia 03 de outubro no site e quiosques da Sony, com disponibilização em parceiros a partir do dia 07 de outubro. O valor de lançamento no Brasil é de R$ 3.999,00 sem fones de ouvido no pacote, mas os 100 primeiros compradores na pré-venda receberão de brinde um MDR-XB650BT, fone sem fios. As opções de cores para o smartphone são; azul, grafite e prata. Infelizmente, a Sony evitou comentar sobre a versão Compact, então não há como prever se também será lançado em solo verde e amarelo no futuro.
FONTE/AUTOR: Tudocelular
Comentários Recentes