No entanto, celulares inteligentes representam apenas 5,8% do mercado.
Dois em cada cinco smartphones vendidos no país rodam o Android.
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (16) mostra que as vendas de celulares inteligentes no primeiro semestre de 2011 aumentaram 165% na comparação com o mesmo período de 2010. Apesar do forte crescimento, os smartphones representam apenas 5,8% dos celulares vendidos no país no período.
De acordo com a Nielsen, a fatia dos smartphones no primeiro semestre de 2010 era ainda menor, apenas 2,7%. Já as vendas totais de aparelhos celulares cresceram 21% em relação com o mesmo período do ano passado.
A Nielsen também revelou que 39% dos smartphones vendidos no primeiro semestre de 2011 eram equipados com o sistema operacional Android, o que representa dois em cada cinco novos celulares inteligentes comercializados.
De acordo com Thiago Moreira, diretor da Nielsen no Brasil, o crescimento do Android é resultado do aumento da oferta de aparelhos de diversas marcas com a plataforma, com queda no preço médio de 17% se comparado com o primeiro semestre de 2010.
Analisando o desempenho dos diversos sistemas operacionais desde o primeiro trimestre de 2010, o Android apresenta um crescimento constante no sentido oposto do Symbian, da Nokia, que iniciou a sua queda a partir do terceiro trimestre de 2010. O sistema iOS, da Apple, já ocupa a terceira posição no mercado, com 10% de participação.
Outra categoria que apresentou um alto desempenho de vendas, segundo a Nielsen, são os mini-modems 3G para banda larga móvel, que no segundo trimestre de 2011 apresentaram um crescimento de 127% se comparado ao mesmo período de 2010. O preço médio do dispositivo teve uma queda de 13% no período.
FONTE/AUTOR: G1
Comentários Recentes