Atualização para o iOS 8.4 leva serviço a iPhone; Android terá de esperar. Pacotes custam US$ 5 e US$ 8; Spotify, Deezer e Rdio cobram R$ 14,90.
O Apple Music chegou ao Brasil nesta terça-feira (30) cobrando em dólar por pacotes que, dependendo da cotação da moeda norte-americana, podem ser mais caros que o de serviços concorrentes como Spotify, Deezer e Rdio. O lançamento mundial inclui o lançamento do serviço em outros 99 países.
A ferramenta de música da Apple permite acesso exclusivamente pago, mas dá aos usuários três meses de degustação. Para isso, porém, devem informar número de cartão de crédito internacional. São dois os planos. O individual custa US$ 5 e o familiar (para até seis pessoas), US$ 8. Esses valores são equivalentes a R$ 15,50 e R$ 24,80, preços superiores aos de concorrentes.
O Spotify cobra R$ 2 pelos três primeiros meses. Depois desse período, a assinatura passa a custar R$ 14,90. Esse é o mesmo valor cobrado por Rdio e Deezer. Os três serviços permitem acesso gratuito, com limitações de catálogo e restrição a certas funções.
O novo serviço de streaming de música da Apple é oferecido em uma atualização do aplicativo “Música”. Para ter acesso a ele, o usuário dono de um iPhone, iPads ou iPods touch terá que instalar o sistema iOS 8.4. Já donos de Mac ou PC terão que instalar a versão mais recente do iTunes. Donos de celulares que rodem Android terão de esperar mais tempo, porque a Apple não informa uma data de chegada do serviço ao sistema do Google, mas promete que será ainda neste ano.
Veja abaixo o que o serviço oferece:
Biblioteca
O aplicativo permitirá que os usuários ouçam suas próprias músicas, sejam elas compradas na iTunes Store, importadas de um CD ou baixadas de um blog de música.
São cerca de 30 milhões de canções no catálogo do serviço. No ato do lançamento, os usuários poderão subir até 25 mil músicas de seu acervo pessoal. Mas esse número subirá. Eddy Cue, vice-presidente da Apple para serviços e software de internet, garantiu que o limite será de 100 mil faixas quando o novo sistema iOS 9 for lançado — o que ainda não tem data para ocorrer.
For You
Outra novidade é o For You, ferramenta que recomenda novas canções e artistas. “Não são só os algoritmos, são recomendações feitas por nossos experts”, afirmou Cue, durante o lançamento do serviço.
Para que o sistema componha um perfil do usuário, ele será solicitado a indicar algumas de suas preferências. Conforme mais músicas forem sendo ouvidas ou rejeitas, o sistema amplia o conhecimento a respeito do perfil musical do usuário. Assim, as sugestões feitas vão ficando mais precisas com o tempo.
Radio
Uma das novidades do serviço são as rádios, entre as quais a principal será a Beats 1, com programação que funciona 24 horas por dia durante toda a semana. Estarão por trás do canal Zane Lowe, Ebro Darden e Julie Adenuga, que possuirão programas na Beats 1.
Já as rádios temáticas terão canções e programas temáticos. São, pelo menos, 15, que tratarão de temas como os ritmos hip-hop e blues ou de músicas com uma determinada atmosfera como os canais “chill”, “on the floor” e “All-city”.
Connect
O Music terá uma função chamada Conect, que permitirá que os fãs de um cantor acompanhem as publicações dele, como as fotos, atualizações de Facebook e Twitter.
O Music terá alta integração com a assistente pessoal Siri. Será possível, por exemplo, pedir para ela “tocar as melhores músicas de 1994” ou “a música número um de fevereiro de 2011”. Os usuários poderão ouvir músicas compradas no iTunes ou de CDs físicos.
FONTE/AUTOR: G1