Mercado de smartphone cresce quase 80% no primeiro trimestre de 2011, indica IDC

Mercado de smartphone cresce quase 80% no primeiro trimestre de 2011, indica IDC

O mercado de smartphones cresceu 79,7% em todo mundo. Os números foram divulgados pela empresa IDC e abrangem o primeiro trimestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano de 2010.

O destaque da pesquisa é a empresa Samsung que obteve um crescimento de 350% em número de aparelhos distribuídos. No primeiro trimestre de 2011, a empresa coreana atingiu a marca de 10.8 milhões de aparelhos distribuídos, ante a 2.4 no mesmo período do ano passado. O crescimento também se refletiu na representatividade de mercado (quota de mercado), que passou de 4,3% para 10,8%.

A finlandesa Nokia continua como líder de mercado com 24,3% de representatividade e 24.2 milhões de smartphones distribuídos. Em segundo lugar figura a norte-americana Apple com 18.7 milhões de iPhones distribuídos e 18,7% de representatividade. Entretanto, o crescimento da Nokia em relação ao primeiro trimestre de 2010 ficou abaixo das principais marcas, com 12,6%.

O crescimento da Apple sobre o número de aparelhos distribuídos foi de 114%, o da HTC, 229%, RIM (Blackberry) foi de 31,1% e todas as outras marcas somadas, 143%.

Europa Ocidental

Nesta quinta-feira (5), a empresa IDC divulgou os números sobre o mercado Europeu Ocidental. Na região, a Apple ultrapassou a finlandesa Nokia e é líder de mercado com 20,8% de representatividade ante a 19,6% da concorrente.

A queda da Nokia na Europa Ocidental em relação ao número de aparelhos distribuídos é de 15%. Das cinco principais fabricantes de aparelhos, a Nokia foi a única a apresentar queda. A quantidade, que antes representava 4.9 milhões de aparelhos, caiu para 4,2.

Samsung

Pela primeira vez a empresa Samsung ultrapassou a Nokia em número de celulares vendidos (smartphones e não-smartphones) na Europa Ocidental. No primeiro trimestre de 2011, a companhia coreana atingiu 29.3% em quotas de mercado, com 13.2 milhões de celulares distribuídos, enquanto a empresa finlandesa atingiu 27.9% de representatividade, uma queda de 10% em relação ao ano de 2010.

FONTE/AUTOR: UOL Tecnologia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.