Windows Explorer fecha sozinho no Windows 10, como resolver?

Windows Explorer fecha sozinho no Windows 10, como resolver?

Quando a gente acha que já viu de tudo, depois de mais de 30 anos de informática, aparece os bugs mais estranhos…. Esta semana um dos nossos computadores passou a apresentar o seguinte erro: Ao abrir o Windows Explorer e passados poucos segundos ele acabava fechando sozinho no Windows 10.

Nunca havia visto esse erro e me parecia que o erro era causado por alguma pasta recente que foi aberta no computador. A solução que apresento abaixo não é mais interessante para o problema, mas resolve.

A resolução está na alteração das configurações do Windows Explorer que deve ser feito pelo Painel de Controle, para isso:

1) Acesso o Painel de Controle;

2) Abra “Opções do Explorador de Arquivos”;

explorer-fecha-sozinho_windows-10

3) desmarque as opções de Privacidade e clique em OK. Veja as imagens abaixo:

explorer-fecha-sozinho_windows-10-2

Feito isso o Windows Explorer deve deixar de fechar sozinho.

LM para o TechBR.

30 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Thiago em 26/06/2016 às 12:01 PM

    Finalmente uma solução que realmente deu certo! Já havia tentado várias outras, bem mais complexas que essa, e nada estava funcionando. Já estava ficando desesperado, porque não estava conseguindo ter acesso a nenhum arquivo de trabalho. Obrigado!

  1. Olá Thiago.
    Obrigado pelo seu comentário em nosso blog!
    Fico feliz que tenha resolvido. Em 30 anos de experiência com informática posso lhe dizer que na grande maioria das vezes os problemas são resolvidos com soluções simples.
    Abraços!
    LM – TechBR

    • blur em 04/07/2016 às 10:40 PM

    Pena, para mim não resolveu, porque essas opções já estavam desmarcadas. Meu problema é ainda mais chato, pois além de o Explorer fechar sozinho, ainda trava a barra de tarefas de modo que só volta a funcionar se for feito logoff ou reiniciar.

    • laerte em 05/07/2016 às 7:23 PM

    Parabéns uma solução simples rápida e certeira.

  2. Olá Blur,
    no seu caso eu tentaria passar também um antivirus e um antispam (como o ADWCleaner) para ter certeza que seu computador não está infectado com alguma coisa que possa estar causando isso.
    Abraços,
    LM – TechBR

    • Jackson em 16/07/2016 às 10:19 AM

    O meu tambem apresentou esse pantin, mais seu tutorial resolver, parabens, e muito obrigado.

    • Carla em 18/08/2016 às 6:05 PM

    Obrigada, até então resolveu meu problema

    • thiago em 22/08/2016 às 5:49 PM

    Muito obrigado.;

    • Daniel em 11/09/2016 às 11:36 AM

    Aqui isso não resolve, já que ao abrir o Painel de Controles o explorer é finalizado

    • Valentim em 20/09/2016 às 9:21 AM

    Mandou muito bem… simples e eficaz!!!

    • André em 26/09/2016 às 1:59 PM

    Fenomenal !!!!!
    Parabéns pela contribuição!!!!!

    • Paulo Neves em 27/09/2016 às 9:08 AM

    Muito Obrigado. Funcionou Perfeitamente.

    • Eduardo em 28/09/2016 às 11:53 PM

    Pra mim não resolveu

    • Caru em 07/10/2016 às 9:19 AM

    Valeu campeão, vc é fera! pra mim resolveu só em limpar

    abraço fraterno

  3. Pessoal,

    fico feliz que a dica acima tenha resolvido o problema para a maioria de vocês!

    Abraços,

    LM – TechBR

    • marcos em 25/10/2016 às 10:42 AM

    Muito útil! funcionou aqui. obrigado

    • piterkubo em 26/10/2016 às 7:05 PM

    Nossa funcionou !!!!

    Muito obrigado por compartilhar sua dica!!!

    Eu tinha tentado de tudo e infelizmente sem sucesso.

  4. Gostaria de agradecer a todos que escreveram comentários nesse post. Fico feliz de ver que pra grande maioria a dica ajudou e resolveu o problema. Por favor cliquem em curtir na nossa página pra receber mais dicas e soluções de problemas.

    Obrigado e abraços a todos!
    LM – TechBR

    • Milton em 07/11/2016 às 9:50 AM

    Bom dia.
    Seu tutorial foi muito legal, mas para mim não resolveu.
    Já passei um antivirus e não deu resultado.
    uso o Mozilla Thunderbird que também não está abrindo. Será que há uma relação entre os dois problemas?
    Obrigado.
    Milton

  5. Olá Milton.
    Pode ser que haja uma relação entre os dois problemas. Provavelmente ambos não estão abrindo por causa do mesmo motivo. Considero esse erro um bug grave do Windows 8.x e 10. Vc está com o Windows atualizado? Se sim, talvez no seu caso a solução não seja tão simples e quando um problema de Windows persiste após várias tentativas de solução, geralmente só se resolve com uma formatação e reinstalação completa do sistema operacional. Esse seria o pior caso, mas pode ser o seu.
    Abraço e boa sorte!
    LM – TECHBR

    • Milton em 07/11/2016 às 1:58 PM

    Obrigado pela resposta.
    Eu estou utilizando o windows 10 que foi instalado automaticamente como atualização do windows 8 que veio em meu notebook.
    Não sei como reinstalar o sistema operacional neste situação.
    O pior é que nem consigo fazer um backup dos meus arquivos já que não consigo acessá-los pelo windows explorer….
    Sinuca de bico!!

    • Matheus em 10/11/2016 às 9:12 AM

    Solução sensacional, funcionou perfeitamente.

    • Rodolpho F. Godoy Jr. em 18/11/2016 às 8:24 AM

    Mais uma vez, vocês nos ajudaram em muito….
    Muito obrigado!

    • e em 20/11/2016 às 3:14 PM

    Pra mim nao resolveu :9 Windows 10 é uma titica

    • Carlos Beserra em 21/11/2016 às 2:53 PM

    Pessoal,

    No meu resolveu ao desabilitar o painel de visualização e painel de detalhes no explorer.

    Espero ter ajudado !!

    • Andre Yuaca em 13/12/2016 às 12:53 PM

    Excelente! Solução certeira, rápido e fácil.
    Muito obrigado.
    Somente uma dica, no meu caso, após desmarcar as as opções e verificar que o explorer voltou a funcionar, eu cliquei em limpar o histórico e voltei a habilitar as opções de mostrar arquivos e pastas recentemente utilizadas (pois eu gosto desta opção) e o explorer continua funcinando sem problemas.
    Então parece que era alguma sujeira na área de arquivos recentemente utilizados.

  6. Olá André!
    Boa dica! Não tentamos fazer isso (limpar o histórico e voltar a habilitar a opção de mostrar os arquivos recentes), mas para quem gosta desse recurso sua dica complementa muito bem esse post!

    Obrigado,
    LM – TechBR

    • Luiz lima em 02/01/2017 às 1:52 PM

    Resolveu!
    Obrigado!

    • joel em 10/02/2017 às 3:02 PM

    Para mim resolveu , o micro em questão era do cliente , muito obrigado.

    • MARCOS FILHO em 08/03/2017 às 8:22 AM

    No meu caso resolveu igual à solução do Carlos Beserra: desabilitanto o painel de visualização e painel de detalhes no Explorer.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.