Ícone do site

Smartphones passam celulares simples e Windows Phone é nº 3

No segundo trimestre, o Android ampliou sua liderança, o Windows Phone passou o BlackBerry e os smartphones tornaram-se maioria entre os celulares, diz Gartner

 

Números da Gartner divulgados hoje confirmam o que a IDC já havia afirmado na semana passada: os smartphones já são maioria no mercado de celulares; o Androiddisparou na liderança, distanciando-se do iOS, da Apple; e o Windows Phone deixou o BlackBerry para trás, assumindo o terceiro lugar.

Smatphones: de cada cinco aparelhos vendidos, quatro rodam Android

Os dados referem-se ao segundo trimestre do ano. Nele, foram vendidos 435 milhões de celulares no mundo, 3,6% mais que no mesmo período do ano passado. Os smartphones já são 51,8% dos aparelhos, superando, pela primeira vez, os celulares simples pelos critérios da Gartner. 

Segundo a empresa, dos smartphones vendidos no trimestre, 79% rodam Android, número idêntico ao apurado pela IDC. A linha iPhone, da Apple, mantém o segundo lugar entre as plataformas de smartphones, mas perdeu participação, indo de 18,8% do mercado um ano atrás para 14,2% no segundo trimestre.

Na disputa pela terceira posição, o Windows Phone aparece à frente do BlackBerry pela primeira vez nos números da Gartner, com 3,3% do mercado, contra 2,7% da plataforma rival. O Windows Phone teve crescimento de 83% no número de smartphones vendidos em um ano, enquanto o BlackBerry encolheu 23%. 

Esta tabela resume a participação das principais plataformas no mercado mundial de smartphones, segundo a Gartner. Os números de vendas são em milhares de unidades. 

Entre os fabricantes, a Samsung segue firme na primeira posição, com 24,7% do mercado de celulares. A Nokia teve queda de participação, de 19,9% há um ano para 14% no último trimestre. Ainda assim, mantém o segundo lugar. A Apple, terceira colocada, teve ganho de participação, de 6,9% um ano atrás para 7,3%.

LG, ZTE e Huawei ocupam as posições seguintes no ranking, com menos de 4% do mercado cada uma. A Gartner assinala o avanço da Lenovo nesse mercado. A empresa chinesa teve crescimento de 61% em um ano e fechou o terceiro trimestre em sétimo lugar entre os fabricantes.

Vale ressaltar que esses dados sobre os fabricantes são do mercado total de celulares, que inclui também os aparelhos mais simples. A Gartner vê com otimismo este segundo semestre, quando as vendas devem crescer ainda mais.

“Dispositivos avançados que serão lançados a tempo para as vendas de fim de ano, e a contínua redução de preço dos smartphones vão impulsionar a adoção desses aparelhos na segunda metade do ano”, diz Anshul Gupta, analista principal da Gartner, num comunicado da empresa.

Esta tabela mostra a posição de cada fabricantes no mercado total de celulares, segundo a Gartner. Os números de vendas estão em milhares de unidades.

FONTE/AUTOR: Exame.com

Sair da versão mobile