O Google finalmente revelou o Nexus 6 ao mundo. Com o novo topo de linha de Mountain View, os fãs do Android tiveram uma alegria e uma tristeza. Foi alegria ao constatar o quão fantástico, poderoso e caprichado foi o primeiro aparelho em parceria com a Motorola. Tristeza, no entanto, ao constatar que o Nexus 5 pode ter sido o último smartphone realmente acessível da Google.
A família Nexus sempre foi conhecida por sempre trazer dispositivos com hardware equilibrado, com alto desempenho, porém com valores acessíveis. Claro, os preços cobrados nos EUA costumavam ser expressivamente menores por conta dos subsídios da Play Store.No resto do mundo, contudo, a marca Nexus ainda permanecia como sinônimo de qualidade e preço justo.
Com o novo Nexus 6, no entanto, a Google parece ter encerrado o ciclo anterior. Até o Nexus 5, tínhamos dispositivos com configurações o suficiente para o aparelho rodar com tranquilidade. Já na sexta geração desses aparelhos, Mountain View e Motorola resolveram investir, com toda a força, nas especificações de Hardware.
Portar o que há de mais moderno nas tecnologias dos dispositivos móveis, no entanto, tem seu custo. Na verdade, um alto custo de 649 dólares. E não, esse não é o preço sem subsídios. Esse valor já é o da própria Play Store. Ressaltamos, mais uma vez, que os Nexus vendidos na Play costumavam receber generosos descontos. Infelizmente, essa era acabou.
Os Nexus vão deixar de ser sinônimo de qualidade à preço acessível.
Para salvar a pátria e os bolsos dos clientes, a Google planeja manter o Nexus 5 por mais um tempo em produção e venda na Play Store. Essa estratégia, contudo, lembra-nos algo bem parecido feito por outra concorrente; a Apple. A grande Maçã costuma lançar seus novos iPhones e iPads a preço cheio, contudo não deixa desassistido quem não pode pagar pelos novos modelos. Os iPhones e iPads da geração anterior permanecem à venda, porém com um preço menor. Pelo visto, a Google parece seguir pelo mesmo caminho.
Apesar de não possuir o que há de mais atual e moderno como o Nexus 6, o Nexus 5 ainda apresenta-se como um ótimo aparelho. O smartphone de 2013 da Google ainda consegue rodar com folga tudo o que existe na Play Store. Caso não tenha dinheiro para o novo, e caro, aparelho da grande G, pode ser que o Nexus do ano passado ainda seja uma boa opção.
Comentários Recentes