Ícone do site

Fim da Nextel nos EUA?

Recentemente alguns amigos próximos comentaram que fariam adesão a um plano da Nextel visando reduzir custos de telecomunicação em viagens aos EUA. Recomendei a eles que façam antes uma boa pesquisa com a citada operadora. Aparentemente os serviços da Nextel deixarão de ser oferecidos nos EUA a partir de Junho de 2013 e até onde eu saiba não há serviço alternativo para clientes brasileiros que viajarem à américa do norte.

Caso algum de nossos leitores tenha alguma informação complementar ou novidade sobre o tema, agradecemos os comentários.

O texto abaixo já é ‘antigo’, datado de 29/05/2012. Foi extraído na íntegra do site Valor Econômico de autoria de Gustavo Brigatto.

Sprint desligará rede da Nextel nos EUA

SÃO PAULO – A operadora americana Sprint anunciou hoje que desligará a rede usada para oferecer o serviço da Nextel nos Estados Unidos. A ação faz parte de um plano batizado de Network Vision, que prevê a liberação de espaço para a prestação do serviço de 4G.

Em comunicado, a Sprint afirmou que encerrará o serviço da Nextel em 30 de junho de 2013, com o desligamento da rede iDEN – tecnologia, proprietária da Motorola, que é a base da Nextel. A rede iDEN é considerada de 2G.

Os clientes que quiserem poderão mudar seus pacotes para o Sprint Direct Connect, serviço de comunicação via rádio na modalidade “push-to-talk” (PTT , na sigla em inglês), no qual o usuário aperta um botão para falar e o solta para escutar seu interlocutor. Lançado em outubro, o Sprint Direct Connect tem funcionamento semelhante ao da Nextel, mas opera na rede CDMA da Sprint. No Brasil, operadoras como Vivo e Claro também vendem serviços PTT.

“A Sprint enviará cartas a clientes empresariais e de governo a partir de 1º de junho de 2012 abordando o desligamento da iDEN Nextel National Network. A companhia continuará a notificar clientes sobre ofertas atraentes criadas para facilitar uma migração gradual para o Sprint Direct Connect”, informou a operadora em comunicado. No mês passado, a Sprint Nextel lançou International Direct Connect, que, a exemplo do serviço da Nextel, permite fazer e receber ligações dentro e fora de países com cobertura. Segundo comunicado da companhia, a lista inclui México, Brasil, Peru e Chile. 

A Nextel foi comprada pela Sprint em 2004 por US$ 35 bilhões. Nos EUA, o serviço é muito utilizado pelo governo e por órgãos de segurança pública.

A operação da companhia nos EUA não tem relações com a Nextel no Brasil. Aqui – e nos seis países da América Latina onde atua – a companhia é controlada pela argentina NII Holdings. Em 2010, a Nextel comprou licenças para oferecer conexão 3G no Brasil. Os investimentos para instalação da rede começaram a ser feitos em 2011. A previsão é que o lançamento ocorra até o fim do ano.

Nextel.

Em comunicado, a Nextel Brasil informou que a NII Holdings – empresa americana que controla a Nextel no Brasil e nos outros países da América Latina onde ela atua – tinha conhecimento dos planos da Sprint-Nextel de desligar a tecnologia iDEN na frequência de 800MHz e já tinha incluído este cenário em suas estratégias. “Estamos confiantes em nossa capacidade de apoiar e fazer crescer a nossa base de clientes iDEN, enquanto evoluímos nosso negócio para plataformas de próxima geração”.

No fim de 2010, a Nextel Brasil comprou licenças para operar com telefonia 3G no Brasil. Os investimentos na infraestrutura para o serviço começaram a ser feitos no ano passado e a expectativa é que o lançamento comercial aconteça no segundo semestre deste ano, atendendo aos prazos estipulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Sobre o leilão da quarta geração da telefonia (4G), previsto para dia 12 de junho, a companhia afirmou “que está analisando as oportunidades geradas pela oferta desses novos espectros”.

Alexandre Tauszig, para o TechBr.

Sair da versão mobile