Muitas pessoas que têm smartphones ainda não sabe distinguir a diferença entre tecnologia 5G e Wi-Fi 5GHz.
5G
Wi-Fi de 5 GHz e 5 GHz são usados para conectividade sem fio, mas eles não têm nada mais em comum. Qualquer pessoa que se refira a “5G Wi-Fi” na verdade significa 5 GHz Wi-Fi, o que é diferente do padrão de celular 5G.
Atualmente ouve-se muito sobre o 5G. É um padrão celular e é o sucessor do 4G LTE e 3G. 5G significa “quinta geração”, pois é a quinta geração desse padrão celular. É a forma como seu smartphone se conecta à internet através da sua operadora, que fornece o sinal.
O 5G foi projetado para ser muito mais rápido e ter menor latência do que 4G LTE. Os primeiros smartphones 5G apareceram em 2019, e operadoras de celular, no mundo todo, lançarão suas redes móveis 5G. O 5G pode transformar sua conexão doméstica com a Internet ao fornecer um serviço de Internet de banda larga rápida sem fio também.
Embora o 5G seja um novo padrão empolgante, ele não tem nada a ver com o Wi-Fi 5GHz. O 5G é usado para conexões de celular. Os smartphones mais modernos já oferecer suporte a Wi-Fi de 5 GHz e à internet 5G. Mas os smartphones atuais oferecem suporte a 4G LTE e Wi-Fi de 5 GHz.
Wi-Fi 5GHz
O Wi-Fi tem duas bandas de frequência que você pode usar: 2,4 GHz e 5 GHz. O 5 GHz é o mais novo. Ele passou a ser amplamente utilizado com o padrão Wi-Fi 802.11n, que foi publicado inicialmente em 2009. Ainda faz parte dos padrões Wi-Fi modernos como 802.11ac e Wi-Fi 6.
O Wi-Fi de 5 GHz é ótimo. Ele oferece mais canais não sobrepostos, o que o torna muito menos congestionado. É excelente em locais com muito congestionamento de Wi-Fi , como prédios de apartamentos onde cada apartamento tem seu próprio roteador e rede Wi-Fi. O Wi-Fi de 5 GHz também é mais rápido do que o Wi-Fi de 2,4 GHz. Atualmente, além do seu smartphone, há vários dispositivos inteligentes que podem se conectar ao seu roteador Wi-Fi, como tablets, televisores, lâmpadas, tomadas, consoles de jogos.
Mas, apesar das velocidades mais lentas e do aumento do congestionamento, o Wi-Fi de 2,4 GHz ainda tem suas vantagens. 2,4 GHz cobre uma área maior do que 5 GHz e é melhor atravessando paredes graças às suas ondas de rádio mais longas. Essas ondas de rádio de 5 GHz mais curtas proporcionam uma conexão mais rápida, mas não podem cobrir tanto terreno.
Se você tiver um roteador razoavelmente moderno, provavelmente é um roteador de banda dupla que suporta Wi-Fi de 5 GHz e 2,4 GHz ao mesmo tempo.
Wi-Fi 6GHz
O Wi-Fi convencionalmente possui uma nomenclatura para seus padrões, bastante confusas. Principalmente para o usuário mais leigo em tecnologia. De 802.11b passou para 802.11a, 802.11g, 802.11ne e o atual 802.11ac. A entidade que nomeia essa tecnologia, a Wi-Fi Alliance aceitou a necessidade de um nome mais fácil de entender. Para isso, o próximo padrão, 802.11 ax vai se chamar simplesmente Wi-Fi 6. Os padrões são compatíveis, mas também diferentes em muitos aspectos, com disparidades suficientes para combinar melhorias significativas na capacidade e eficiência da rede sem fio para todos os usuários, mesmo em locais lotados. Veja na tabela abaixo as diferenças.
O Wi-Fi 6 melhora o desempenho do Wi-Fi 5 emprestando técnicas úteis da tecnologia de rádio celular 4G Long Term Evolution (LTE), na esperança de que o Wi-Fi 6 forneça a capacidade aumentada necessária para um número crescente de dispositivos sem fio interconectados dispositivos. Eles variam de sensores de Internet das Coisas (IoT) e telefones celulares 5G sem fio mais inteligentes até carros conectados.
Além de operar dentro de largura de banda de canal estreito a 2,4 GHz junto com o espectro de 5 GHz já ocupado por Wi-Fi 5 a 5 GHz, talvez a maior diferença entre os dois padrões de Wi-Fi seja o uso de acesso múltiplo por divisão ortogonal de frequência (OFDMA) em Wi-Fi 6 em comparação com a multiplexação por divisão de frequência ortogonal (OFDM) em Wi-Fi 5. OFDMA é essencialmente uma versão de OFDM para vários usuários, tornando possível aumentar a capacidade de um ponto de acesso Wi-Fi 6 (AP) em comparação com um Wi-Fi 5 AP.
E, para as grandes quantidades de novos dados esperados da próxima geração de sistemas de comunicação celular sem fio, ou seja, 5G, o Wi-Fi 6 promete algo que nenhuma geração anterior de Wi-Fi pode oferecer: acesso para crescimento em parte da nova largura de banda que está sendo feita disponível na faixa de 6 a 7 GHz. Se usada com sabedoria, esta combinação de novos recursos e largura de banda deve fazer do Wi-Fi 6 uma tecnologia complementar capaz para 5G por muitos anos.
Comentários Recentes