Previsões para o mercado de tecnologia em 2012

Previsões para o mercado de tecnologia em 2012

Apple de olho nas empresas e consolidação das TVs inteligentes são algumas das previsões de jornalistas especializados.

Por IDG News Service / EUA

O que o ano de 2012 deve trazer para a indústria de tecnologia e seus usuários? Conversamos com alguns de nossos principais editores ao redor do mundo e pedimos para que fizessem suas previsões para esta temporada. Veja abaixo o que diz nossa “bola de cristal”.

Simon Jary, editor do IDG no Reino Unido
Previsão para 2012: menor diferenciação entre as linhas de note/netbooks, tablets e smartphones, e entre as tecnologias para o mercado corporativo e para os consumidores finais. A Apple perderá mais da sua imagem de “boazinha”, mesmo com seu novo chefe, Tim Cook, não sendo tão agressivo quanto o último, Steve Jobs.

Bob Brown, editor-executivo online da Network World
Previsão para 2012: a Apple dará um salto explícito em direção ao mercado corporativo. Muitas notícias foram escritas em 2011 sobre como a companhia quase virou "acidentalmente" uma grande força entre as empresas nos últimos anos, à medida que os funcionários pressionam os departamentos de TI (tecnologia da informação) para dar suporte aos seus Macs, iPhones e agora iPads. Enquanto isso, a Apple não tem demonstrado publicamente foco no mercado corporativo. Espero que isso mude com Tim Cook no poder.

Fredrik Agrén, editor do IDG na Suécia
Previsão para 2012: a grande onda de 2012 certamente será a smart TV (TV inteligente). Enquanto estamos segurando um smartphone de 4 polegadas e navegando em um tablet da 10 polegadas no nosso colo, é óbvio que gostaríamos de ter uma TV inteligente de 50 polegadas na nossa parede. Já existe uma variedade fantástica de produtos desse tipo de fabricantes como Samsung, Sony, Philips e outras – e assim que seus ecossistemas de aplicativos e serviços estiverem completos, veremos uma mudança no hábito de usar TVs nas salas das nossas casas.

Brian Carlson, editor online da CIO/EUA
Previsão para 2012: A Apple perderá um pouco de seu "brilho". Aposto e afirmo aqui que 2012 será o ano em que começará o declínio da Apple como a líder do mercado de computação.

Também penso que o culto aos aparelhos da Apple começará a recuar. Acredito que as pessoas perceberão alguns furos no ecossistema da empresa e sua estratégia de marketing um pouco "enganosa". Não, não acredito que seus rendimentos cairão agora, mas seu status de uma fabricante de ponta e sempre à frente dos rivais começará a ruir nos corações e mentes dos consumidores de tecnologia.

Maryfran Johnson, editora da revista CIO nos EUA
Previsão para 2012: uma atenção nunca antes vista para grandes quantidades de dados e em como as companhias podem usar ferramentas analíticas para explorar as informações para insights de consumidores, oportunidades de negócios e diminuição de gastos.

FONTE: UOL

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.