Pelo menos quanto à tecnologia de carros autônomos.
Imagine a cena. Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Berlim e pegar um Taxi para seu hotel, você percebe que o veículo não tem motorista. Não, você não está em 2112, mas isso está bem próximo de acontecer.
A Alemanha acaba de licenciar o primeiro carro para a condução autônoma nas ruas e rodovias no estado alemão de Berlim, o "MadeInGermany".
O carro autônomo é um VW Passat Variant convencional modificado para condução "drive by-wire", e foi desenvolvido pela AutoNOMOs Labs, num projeto universitário financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa.
A diferença entre este projeto e todos os outros é que o "MadeInGermany" já está nas ruas e percorreu neste último fim de semana 80 quilômetros, sem quaisquer incidentes. O percurso de 20 km, ida e volta, entre o Centro Internacional de Congressos e Portão de Brandemburgo, em Berlim foi repetido 4 vezes, sem nenhum incidente ou desrespeito às leis de transito.
O carro é impulsionado por computadores – o condutor atrás do volante só monitora o comportamento do carro, por segurança. Os comandos eletrônicos do computador são passados diretamente para o acelerador, os freios, e o volante do veículo. Vários sensores integrados no chassis do carro fornecer informações sobre todos os carros ou pessoas na rua. Eles permitem que o carro evite obstáculos, ajuste a sua velocidade, ou mude de faixa sempre que necessário.
O "MadeInGermany" também pode ser controlado através do pensamento. Com a interface "Emotiv EPOC Brain Machine" ou o "BrainDriver". A aplicação é uma demonstração, e não uma versão de rua ainda, mas o desenvolvimento pode melhorar e muito as interfaces homem-carro e tem um enorme potencial na combinação com a condução autónoma.
Os pesquisadores de Berlim têm trabalhado em carros autônomos desde 2007. O "MadeInGermany" foi certificada em junho de 2011 para a condução autônoma e já percorreu milhares de quilômetros de forma autônoma, durante o test drive, nos dias que antecederam o teste nas ruas de Berlin neste último fim de semana.
O carro foi exaustivamente testado. Como condição para a licença de condução, um motorista de segurança tem de estar atrás do volante durante os testes. Se o motorista tocar o pedal de freio, desligará todos os computadores e assumirá o controle do veículo.
O carro reconhece a sua posição nas ruas de Berlim a partir de uma unidade de GPS extremamente precisa e um mapa da cidade.
Três scanners a laser na parte frontal e três na parte traseira do veículo detectam qualquer carro ou pedestre nos 360 graus ao redor do carro.
As medições são feitas pela emissão de pulsos de laser infravermelho, invisível ao olho humano. O eco dos pulsos de luz é detectado, e seu tempo de retorno determina a distância de objetos, como um sonar, só que extremamente preciso. Um scanner a laser girando em cima do veículo fornece medidas adicionais, de até um milhão de pontos de digitalização por segundo da estrutura em 3D do ambiente ao redor do veículo.
Uma câmera de vídeo em preto e branco por trás do espelho retrovisor é usado para detectar a sinanização horizontal, como as faixas brancas amarelas da pista do carro. Duas câmeras coloridas são usadas para identificar os sinais de trânsito e qual o seu estado, verde, amarelo ou vermelho. Durante o test drive em Berlim, o carro processou 46 semáforos com sucesso durante cada uma das quatro corridas.
O "MadeInGermany" vai continuar a circular pelas ruas de Berlim durante os próximos meses. Os pesquisadores da AutoNOMOs Labs agora tem um novo objetivo: dirigir de forma totalmente autônoma entre cidades europeias.
As imagens foram retiradas diretamente do site AutoNOMOs Labs. Abaixo dois vídeos que demonstram muito bem os testes de condução do “MadeInGermany”, inclusive pelas ruas de Berlim, e como foi desenvolvido e como funciona o "BrainDriver". O primeiro está em alemão – mas o passeio vale a pena – e o segundo está em inglês.
Se você se interessou pela tecnologia, pode obter mais informações no site da AutoNOMOs Labs.
Fabio Martins para o TechBR.
Comentários Recentes