Samsung lançará menos smartphones em 2015 -

Samsung lançará menos smartphones em 2015

Após apresentar mais um balanço financeiro trimestral preocupante, a Samsung terminou o mês de outubro reconhecendo que a sua linha de smartphones precisa ser reformulada. E rápido! Como parte das tão necessárias mudanças, a companhia confirmou,ontem (18), o plano de reduzir a quantidade de lançamentos de aparelhos a partir de 2015.

Faz sentido. Um dos fatores que fizeram a Samsung ser a líder do mercado de smartphones foi justamente o lançamento de numerosos modelos, a grande maioria com Android – quem nunca ouviu a provocação “mais um dia, mais um Galaxy?”

Samsung lançará menos smartphones em 2015, samsung, mercado, lançamentos, samrtphones, androidSamsung Galaxy Note 4, lançado recentemente.

Mas esta estratégia já não funciona tão bem quanto antes. A Samsung viu rivais como Motorola (principalmente) e Sony ganharem mais destaque justamente por se focarem em menos modelos, o que as permitiu elaborar estratégias mais eficazes de vendas.

Mas o sono da Samsung vem sendo tirado mesmo por companhias chinesas. O avanço de empresas como Xiaomi nos segmentos de smartphones de baixo e médio custos são a principal causa para o declínio das vendas da família Galaxy.

A Samsung não deixou claro quais modelos serão descontinuados, mas seguirá por este caminho justamente para se focar em aparelhos que possam fazer frente aos dispositivos chineses. O que se sabe é que o portfólio da empresa deverá ter entre 25% e 30% de redução.

Ter menos modelos permitirá à Samsung otimizar a gestão de componentes, melhorar a logística, traçar estratégias de marketing mais enérgicas e diminuir custos com desenvolvimento de produtos. Consequentemente, a companhia conseguirá oferecer smartphones com preços mais competitivos.

É uma decisão coerente, não há dúvidas. Mas pode não ser suficiente. A Samsung também precisa renovar a imagem de seus smartphones. O padrão visual atual, com botão físico central na frente e curvas em cantos e bordas, já é tido por muitos como datado, o mesmo valendo para a interface TouchWiz.

A Samsung permanece sendo a líder do mercado com 23,8% de participação. Mas se não esboçar uma reação vigorosa o quanto antes, a empresa correrá o risco de perder este posto em um futuro próximo. Basta considerarmos que, no ano passado, a sua fatia no segmento de smartphones era de 32,5%.

FONTE/AUTOR: Tecnoblog e WSJ

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.