Gartner aumenta para 20% suas previsões de alta para o mercado de PCs

«

»

mar 11

Gartner aumenta para 20% suas previsões de alta para o mercado de PCs

Prevendo forte demanda por notebooks, o Gartner revisou para cima suas projeções para os embarques de PCs em 2010, afirmando que o volume total deve chegar a 366,1 milhões de unidades no mundo, subindo 20%, na comparação com os 305,8 milhões de unidades verificadas em 2009. A previsão atual é visivelmente maior do que em dezembro de 2009, cujos números apontavam para uma alta de 13,3%.
Quanto aos gastos com PCs, o Gartner estima um total de US$ 245 bilhões, neste ano, o que representa uma elevação de 12,2% sobre 2009.
George Shiffler, diretor de pesquisa do Gartner, diz que as boas previsões devem continuar, uma vez que a demanda de usuários domésticos por PCs está crescendo com a recuperação da crise. “A indústria de PC se redimirá com os PCs móveis, graças à demanda doméstica tanto nos mercados maduros, quanto nos emergentes. Os mininotebooks, de novo, devem liderar o movimento de ascensão do mercado, mas sua contribuição deve cair substancialmente depois de 2010, quando eles começam a enfrentar a grande competitividade dos modelos de tablet ultra-low-voltage (ULV), que estão chegando. Já as vendas de desktops afetarão minimamente a evolução do mercado e somente nos mercados emergentes”, disse Shiffler, em comunicado.
“Esperamos que os notebooks respondam por 90% do crescimento do mercado pelos próximos três meses. Em 2009, seu peso foi de 55%; até 2012, esperamos que os laptops cheguem a 70% do total de vendas”, acrescentou.

A incipiente produção do iPad, da Apple, e a emergência da onda de tablet-PCs e netbooks mudou a natureza do mercado de PCs. “As necessidades dos usuários estão, claramente, se segmentando, e os minilaptops provam isso. Os fabricantes não podem mais pensar em PCs somente em termos tradicionais. Com o aumento das aplicações web, muitos usuários não precisam mais de um PC convencional, que rode pesados sistemas operacionais para satisfazer suas necessidades. O iPad é só um de muitos devices que chegarão para mudar todo o ecossistema de PCs e suplantá-lo com a indústria de telefones móveis. Isso criará significativas oportunidades para os fabricantes, e também novas ameaças”, disse, também em comunicado, Ranjit Atwal, principal analista do Gartner.

FONTE/AUTOR: por Jack McCarthy | ChannelWeb

Textos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>